Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Governo lança Política Nacional de Educação Especial - PNEE
Inclusão

Governo lança Política Nacional de Educação Especial - PNEE

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 13h39

O Governo Federal lançou nesta última quarta-feira, 30 de setembro, a nova Política Nacional de Educação Especial - PNEE, que irá  ampliar o atendimento educacional especializado a mais de 1,3 milhão de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no país.

Um dos objetivos é dar mais flexibilidade aos sistemas de ensino, na oferta de alternativas como classes e escolas comuns inclusivas, classes e escolas especiais, classes e escolas bilíngues de surdos, segundo as demandas específicas dos estudantes. Também se pretende aumentar o número de educandos que, por não se beneficiarem das escolas comuns, evadiram em anos anteriores.

Compõe ainda a nova PNEE a Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos que visa atender aos alunos surdos, surdocegos e deficientes auditivos, nas escolas bilíngues de surdos e nas classes bilíngues das escolas comuns inclusivas, bem como promover a difusão do ensino da Libras nesses espaços.

Conheça o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC (matéria completa)

Assunto(s): Inclusão , PNEE , Governo Federal.