Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa do 4º Workshop Nacional da UI GreenMetric para universidades brasileiras
Sustentabilidade

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 11h39

Na última quinta-feira,  dia 1º de outubro de 2020, a UFTM, representada pela engenheira ambiental, servidora da Pró-Reitoria de Planejamento – Proplan, Ana Luísa Curado, participou da sessão Gestão de Resíduos em Universidades Brasileiras do 4º Workshop Nacional da UI GreenMetric para universidades brasileiras.

Em sua apresentação, Ana Luísa, que atua na Proplan  também com ações de planejamento sustentável,  destacou práticas de manejo de resíduos  adotadas na UFTM. Também discorreu sobre ações adotadas na Instituição para minimizar a geração de resíduos, como a implementação do SEI, distribuição de canecas aos alunos ingressantes do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE e do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE em 2019, compostagem de resíduos orgânicos entre outras ações.

Nesse evento, representantes de diversas universidades brasileiras apresentaram as melhores práticas sustentáveis nas categorias de ambiente e infraestrutura, água, energia e mudança climática, resíduos, transporte e ensino e pesquisa nessas instituições, além de ter sido realizada uma mesa-redonda sobre o ranqueamento UI GreenMetric.

O UI Greenmetric é um ranking, desenvolvido anualmente pela Universidade da Indonésia desde 2010, que reflete os esforços das universidades na implementação de políticas e programas sustentáveis. Os participantes podem obter uma série de benefícios, como internacionalização e reconhecimento, maior conscientização sobre questões de sustentabilidade, mudanças sociais e networking.

Em 2019, a UFTM ficou em 12º lugar dentre as 28 instituições de ensino superior brasileiras participantes no UI GreenMetric. Dentre as universidades federais brasileiras, a UFTM figurou em quarto lugar. O ranking completo encontra-se disponível em: http://greenmetric.ui.ac.id/overall-rankings-2019/.