Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > CEaD orienta sobre mudanças ocorridas no Google Meet
Recursos digitais

CEaD orienta sobre mudanças ocorridas no Google Meet

Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 11h09

Em pesquisa recente, realizada pela Pró-Reitoria de Ensino - Proens, com apoio do Centro de Educação a Distância da UFTM - CEaD, os resultados mostraram que aproximadamente 90% da comunidade acadêmica utilizam a plataforma Google Meet como a principal plataforma de videoconferência.

As recentes mudanças nos serviços providos pela Google, principalmente em relação às limitações de algumas funcionalidades do Google Meet, têm causado preocupação devido à necessidade de buscar ferramentas alternativas que não prejudiquem o andamento das atividades, tanto acadêmicas como administrativas.

Os questionamentos da comunidade são basicamente sobre dois aspectos das mudanças: 1) gravações só ficarão disponíveis por 30 dias e sem possibilidade de download (salvar no computador); e 2) limite de 100 usuários por sessão de videoconferência.

Dessa forma, o CEaD orienta a comunidade universitária sobre as alternativas existentes para contornar algumas dificuldades que têm sido relatadas:

Alternativa para videoconferências com mais de 100 participantes e/ou que precisem ser gravadas.

Para videoconferências, com mais de 100 participantes ou que precisem ser gravadas, o CEaD sugere a utilização do serviço Microsoft Teams, disponível no pacote Microsoft 365, ao qual todos com e-mail institucional têm acesso, mediante adesão ao serviço.

O Microsoft Teams é uma excelente ferramenta para contornar as limitações do Google Meet, pois, além de permitir a participação de até 300 usuários nas videoconferências, também permite gravar a reunião e realizar o download dela em até 20 dias. Mudanças recentes permitem que usuários sem e-mail institucional participem como convidados nas videoconferências, mas o anfitrião da reunião precisa ser cadastrado.

Para mais informações, recomenda-se consultar o tutorial do DTI sobre o acesso aos serviços Office 365, os tutoriais do Microsoft Teams publicados na Central do Ensino Remoto no Portal da UFTM e assistir aos treinamentos realizados pelo CEaD sobre a ferramenta.

Gravação de videoaulas

Muitos professores utilizam o Google Meet para gravar videoaulas, adaptando a ferramenta para esse fim, de modo que grave a apresentação, câmera e áudio do professor. Segundo o CEaD, existem alternativas, tão simples quanto o Google Meet, para gravar as videoaulas. O próprio Microsoft Teams é uma ferramenta similar que pode substituir o Meet para realizar as gravações.

No Portal Ensino Remoto é possível encontrar tutoriais de outras ferramentas para gravação de videoaulas e o treinamento ofertado pelo CEaD sobre o tema videoaulas.

Continuar usando o Google Meet com ferramentas de gravação alternativas

Para os membros da comunidade acadêmica que desejam continuar usando o Google Meet, mas precisam contar com ferramentas de gravação das videoconferências, o CEaD sugere a adoção de ferramentas de captura de telas como as seguintes:

APowerSoft: ferramenta gratuita que permite gravar a tela do computador, incluindo o áudio do desktop. É um software de utilização simples, pois, basta instalar o aplicativo no computador e ativar a gravação para capturar o vídeo e áudio da videoconferência. Ao fim da gravação, o arquivo de vídeo pode ser salvo no computador ou disponibilizado na nuvem.

Windows + G: para quem utiliza computadores com Windows 10, há uma ferramenta nativa de captura da tela que basta apertar a tecla do logotipo do Windows + “G” (simultaneamente) para abrir o aplicativo de captura de tela.

Existem, ainda, outras possibilidades de aplicativos com funcionalidades similares e gratuitas, que podem ser usadas pelos usuários do Google Meet.

Reuniões de conselhos e outros órgãos colegiados.

As reuniões de órgãos colegiados e de conselhos da universidade, que exijam, por força normativa, a gravação e arquivamento das reuniões por prazo superior aos 30 dias concedido pela Google, podem ser realizadas pela ferramenta Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.

A ferramenta tem se apresentado uma excelente alternativa para reuniões do Conselho Universitário e Conselho de Ensino. Conta com salas para até 75 participantes que podem ser acessadas pela Comunidade Acadêmica Federada  - CAFe da RNP e por usuários externos não cadastrados.

A disponibilidade do serviço, assim como a função de gravação, deve ser consultada junto ao DTI pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., pois a ferramenta conta com número limitado de salas simultâneas. É importante ressaltar que as gravações ficam disponíveis na plataforma por tempo determinado e precisam ser salvas no computador para garantir o devido arquivamento.

Central de Ajuda da plataforma

Para conhecer mais, recomenda-se assistir ao tutorial elaborado para acesso dos membros do Conselho Universitário à ferramenta.