Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Governo disponibiliza pesquisa sobre clima organizacional a servidores públicos federais
Clima organizacional

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 10h53

O Governo Federal, por meio da  Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, órgão central da gestão de pessoas da Administração Pública Federal, disponibilizará até o dia 14 de outubro a Pesquisa de Clima Organizacional para todos os servidores públicos federais civis da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

A iniciativa é inédita e está sendo realizada em parceria com o Great Place To Work (GPTW) e a Escola Nacional de Administração Pública - Enap, contando também com o apoio do Instituto República.

O objetivo é conhecer o dia a dia do trabalho, as práticas corporativas, os aspectos positivos e as oportunidades de melhorias no ambiente laboral do servidor público federal. Ao preencher a pesquisa, os servidores públicos ativos estatutários podem detalhar seu ambiente de trabalho e, com isso, gerar subsídios para fundamentar as políticas de gestão de pessoas. “O compromisso do Ministério da Economia é usar os dados da pesquisa para melhorar os ambientes de trabalho e aplicar melhores práticas em gestão de pessoas”, explicou o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart.

Para conseguir captar a percepção dos servidores espalhados por todo o país, a pesquisa será feita de forma totalmente digital. A participação dos servidores é voluntária e o Great Place To Work garante o anonimato e o sigilo das respostas. A maioria das questões da pesquisa é afirmativa, ou seja, o servidor deverá marcar a resposta que mais achar conveniente. Haverá, ainda, questões em aberto, para que os servidores possam expressar livremente suas opiniões.

O resultado da pesquisa deverá ser divulgado ainda em 2020. Uma nova rodada deve ser realizada a cada dois anos para verificar as mudanças produzidas e o resultado das políticas de gestão de pessoas implementadas a partir das questões levantadas na pesquisa.

PASSO A PASSO PARA CRIAR LOGIN E SENHA para participar da pesquisa

Mais informações/Dúvidas - Link para gerar o login: Portal do Servidor

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia