Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Estudo transversal da UFTM aponta entendimento dos brasileiros sobre a COVID-19

Estudo transversal da UFTM aponta entendimento dos brasileiros sobre a COVID-19

Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 13h02

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da UFTM, em parceria com participantes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, foi recém-publicado, em formato preprint, na plataforma Journal of Medical Internet Research. Intitulado “Population's Knowledge About COVID-19: A Cross-Sectional Web-Based Study in Brazil”, (em português “Conhecimento da População sobre COVID-19: um estudo transversal pela internet no Brasil”). O estudo teve como objetivo avaliar os conhecimentos básicos da população brasileira sobre a COVID-19.

A pesquisa foi realizada de forma on-line por meio de um questionário na plataforma Google Forms. Os participantes (com idade ≥18 anos) foram recrutados por meio de mídias sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter. O questionário era composto por questões de aspectos básicos da COVID-19, como sintomas, condutas que deveriam ser seguidas em caso de suspeita de infecção, grupos de risco, prevenção, transmissão e distanciamento social. Ao finalizar o questionário, o participante tinha acesso a explicações das questões e poderia acessar alguns links que o direcionavam para fontes oficiais de informações da doença.

Figura 1. Conhecimentos básicos avaliados no presente estudo

Foram registradas 4.180 respostas válidas de todos os estados e regiões do Brasil. O estudo, de um modo geral, apontou que os brasileiros com acesso às redes sociais têm um bom nível de conhecimento básico sobre a COVID-19, mas com diferenças: mulheres, jovens, maior escolaridade, não beneficiários de assistência social e regiões mais desenvolvidas econômica e socialmente tiveram mais respostas corretas. Porém, os autores reforçaram que é preciso ter cuidado ao generalizar os achados para populações não escolarizadas ou não acostumadas a acessar plataformas de redes sociais.

Figura 2. Percepção da população brasileira sobre diferentes aspectos da COVID-19

Além disso, parte da pesquisa deu origem a um projeto de extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária - Proext em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba - Funepu, objetivando o auxílio no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19). Foi concedida uma bolsa para a aluna do curso de Biomedicina da UFTM, Maísa de Oliveira Leandro, sob orientação do professor Carlo José Freire de Oliveira. Esse projeto teve como objetivo avaliar o conhecimento e condutas da população de Uberaba a respeito da doença.

“Ao fim do questionário, disponibilizamos alguns esclarecimentos e correções das questões, o que possibilitou um retorno muito interessante a quem participou. Recebemos mensagens de participantes querendo entender e discutir algumas questões, o que gerou uma verdadeira troca de conhecimento entre universidade e sociedade. Sem dúvidas, foi uma grande oportunidade de aprendizado e todo o apoio da Proext e Funepu foi muito importante”, afirmou a estudante Maísa Leandro, bolsista de extensão do Projeto.

Para o estudante de Medicina, Vinícius Henrique Almeida Guimarães, primeiro autor da publicação, “a pesquisa mostra que a UFTM está engajada na produção científica sobre a COVID-19, construindo evidências sólidas a respeito de um problema grave enfrentado durante a pandemia: a desinformação”.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da UFTM e teve validade institucional para ser realizada em todo o território nacional.

Leia o artigo completo: “Population's Knowledge About COVID-19: A Cross-Sectional Web-Based Study in Brazil”