Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > 6ª JIEPE terá programação antecipada nesta quarta-feira
6ª JIEPE

6ª JIEPE terá programação antecipada nesta quarta-feira

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 10h40

A 6ª Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JIEPE da UFTM começa hoje, 19, e terminará dia 21 de outubro de 2020. Com o tema “Universidades brasileiras em tempos de pandemia: enfrentamento e adaptação às novas tecnologias”, todas as atividades da 6ª JIEPE serão on-line devido à pandemia da Covid-19. "A JIEPE, apesar dos desafios na organização, está preparada para receber todos os participantes. Temos palestrantes interessantes com temáticas atuais para o momento que vivemos na Instituição", afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Carlo José Freire de Oliveira.

Além da apresentação dos resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, atividades de extensão e programas de ensino tanto do Campus Sede quanto de Iturama, o evento contará com a participação de pesquisadores renomados que compartilharão suas experiências em palestras on-line transmitidas pelo canal da UFTM no Youtube - SeMEC TV Onda no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/channel/UCPkVigUZQyAYoZxy_NdoeIA

De acordo com o pró-reitor de Ensino, professor Wagner Roberto Batista, este ano, a JIEPE conta com a participação de aproximadamente 200 novos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, o primeiro curso de graduação a distância a ser oferecido pela UFTM nesta modalidade. Assim, a JIEPE, que neste ano será realizada de forma virtual, contará com a participação de alunos dos polos de Araxá, Franca, Ituiutaba, Jales e Uberaba, que irão acompanhar a programação do evento.  "A JIEPE é motivo de grande alegria e orgulho para a Proens e toda UFTM. É um grande evento que, diante do atual cenário pandêmico, caminha a passos largos cumprindo sua proposta de mobilizar e unir toda Universidade, mesmo que de forma remota. Fomenta assim, a discussão científica à luz da indissociabilidade do tripé fundamental da Universidade Pública: do ensino, da pesquisa e da extensão", destacou o pró-reitor.  Para esta Jornada, a Proens registra a participação de 33 trabalhos das monitorias, 21 de projetos de ensino, 4 sobre relatos de experiência, 6 sobre estágios, 6 dos grupos PET e 2 do PIBID, totalizando 72 trabalhos acadêmico-científicos voltados ao ensino, sendo 3 projetos do Campus Universitário de Iturama e 69, do Campus Sede.

“A JIEPE é um bom exemplo de evento integrado pautado no tripé da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Traz no seu DNA um dos grandes princípios e propósitos da extensão que é a geração contínua e permanente de um novo conhecimento entre seus diversos atores. Nesta sexta edição, inovamos na forma do acesso e do consumo desses conhecimentos, não só pela comunidade universitária, mas qualquer pessoa poderá ter acesso aos endereços eletrônicos das apresentações gravadas por seus autores. Poderá interagir o usuário com o autor da apresentação por meio de um formulário eletrônico e, assim, os autores receberão um retorno por e-mail, garantindo a dialogicidade, que é um outro princípio da extensão”, explicou o pró-reitor de Extensão Universitária, professor Fabrício Anibal Corradini.

Confira a programação:

*Atenção: programação nesta quarta-feira, 21, foi alterada e será iniciada as 8h30. Palestra às 9h.

A JIEPE

O evento é uma realização conjunta das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão Universitária e de Ensino e do Hospital de Clínicas da UFTM (Gerência de Ensino e Pesquisa - GEP) e contempla trabalhos de diversas áreas do conhecimento que foram cadastrados em uma das pró-reitorias.

Desde 2018, a JIEPE acontece concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  - SNCT e se relaciona com as atividades do Dia C da Ciência, que será realizado no dia 21 de outubro.

O objetivo principal da Jornada é apresentar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, atividades de extensão e programas de ensino com vista a estimular o processo educativo por meio da integração ensino, pesquisa e extensão.

Acesse a página da JIEPE aqui: http://uftm.edu.br/jiepe