Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cursos da UFTM apresentam bons resultados no Conceito Enade 2019

Cursos da UFTM apresentam bons resultados no Conceito Enade 2019

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 14h15

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep divulgou nesta terça-feira, 20 de outubro, os conceitos Enade dos cursos que realizaram a avaliação no ano de 2019. Os cursos da UFTM tiveram bons resultados na avaliação com notas 4 e 5, consideradas acima da média.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes - Enade. Ele serve para avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas grades curriculares de cada curso de graduação.

Em 2019, o Enade avaliou o desempenho dos estudantes concluintes dos  cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e áreas afins. A seguir, são apresentados os Conceitos Enade dos cursos da UFTM que tiveram alunos avaliados em 2019:

Conceito Enade Faixa

BIOMEDICINA

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENFERMAGEM

ENGENHARIA AMBIENTAL

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

ENGENHARIA MECÂNICA

ENGENHARIA QUÍMICA

FISIOTERAPIA

MEDICINA

NUTRIÇÃO

O conceito Enade faixa avalia os cursos numa escala de 1 a 5. São estabelecidos 5 (cinco) conceitos, sendo 3 concedido às IES com rendimento médio naquele curso em todo o país, 1 e 2 caracterizando as IES abaixo da expectativa e 4 e 5 as que estão acima da média.

De acordo com Vinícius Flausino, pesquisador Institucional da UFTM, os resultados alcançados pelos alunos da Universidade no Enade, tanto na edição 2019 como nas anteriores, têm demonstrado a qualidade da educação superior na UFTM. “Esses resultados refletem o esforço contínuo da Universidade no intuito de formar profissionais conscientes, comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico e engajados na melhoria da qualidade de vida da população", destacou o pesquisador.

O resultado completo será divulgado a partir de quarta-feira, 21, no endereço eletrônico: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/resultados