Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM disponibiliza teleconsultas na área de saúde a alunos
Assistência

UFTM disponibiliza teleconsultas na área de saúde a alunos

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 15h49

Por uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Proace, com a colaboração da Unidade de Telessaúde da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas HC/UFTM, foi criado o serviço TeleNAES, que disponibiliza aos discentes de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos da UFTM a realização de teleconsultas.

Devido à excepcionalidade da pandemia de Covid-19, houve por parte dos conselhos de representação profissional, entre eles os referentes às áreas de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia, flexibilização e aprovação legal quanto à prestação de serviços por meio on-line, propiciando, entre várias tipos de serviços, consultas, esclarecimentos, emissão de receitas, encaminhamentos e orientações conforme as especialidades e necessidades das demandas.

Segundo Joilson Meneguci, chefe da Unidade de Telessaúde, a  Unidade de Telessaúde da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM tem buscado soluções inovadoras para os desafios de saúde em tempos de pandemia. Devido à suspensão das atividades acadêmicas presencias da UFTM, o sistema TeleNAES, em parceria com a Proace, foi desenvolvido para aproximar, por meio de tecnologias de informação e comunicação, o discente da UFTM aos profissionais de saúde do Núcleo de Assistência Estudantil em Saúde - NAES.

O TeleNAES funciona por meio de uma PLATAFORMA e já está atendendo, até o presente momento, com as especialidades de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, com a iminência de começar também atendimento na área de Medicina.  As teleconsultas são realizadas por meio da ferramenta Conferência Web, que é um serviço de comunicação e colaboração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP e que permite a interação simultânea por vídeo e/ou áudio, pela internet.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, professora Sandra Eleutério Campos Martins,  o TeleNaes constitui um avanço da Assistência Estudantil na UFTM. A ferramenta não será importante apenas enquanto durar o isolamento decorrente da pandemia causada pelo Sars-Cov-2, pois tornará possível o acolhimento das demandas dos estudantes em saúde, especialmente no que se refere a agravos crônicos, por meio dos teleatendimentos. “O TeleNAES será definitivamente essencial para a continuidade da assistência aos estudantes que precisam de acompanhamento, principalmente em psicologia e psiquiatria, nas férias ou em recessos escolares mais longos,  período em que muitos dos estudantes da UFTM retornam para suas cidades de origem. Além disso, estudantes com mobilidade reduzida poderão ser atendidos pelo TeleNAES, evitando, sempre que possível, seu deslocamento até a sede física do NAES”, destaca professora Sandra.

O serviço pode ser acessado a partir de um computador, smartphone ou tablete. É recomendável escolher um lugar bem iluminado, sem barulho e onde não seja interrompido. É muito importante também procurar ter conexão estável de internet e certificar-se de a câmera e microfone do dispositivo estejam funcionando corretamente. Também é indicada a preferência ao uso de fone de ouvido durante a teleconsulta, sendo recomendável, ainda, a utilização do navegador Google Chrome.

Para agendamento de teleconsulta,  a plataforma exigirá anuência via preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para detalhamento sobre agendamentos nas áreas específicas de atendimento, também está disponível um TUTORIAL.

Para acessar o serviço, basta digitar o endereço eletrônico http://www.uftm.edu.br/telenaes  ou acessar a página da Proace e acessar o TeleNAES no item links de interesse.