Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Portal de Periódicos da Capes celebra 20 anos com seminário on-line

Portal de Periódicos da Capes celebra 20 anos com seminário on-line

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 09h21

Na próxima quarta-feira, dia 11 de novembro, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - Capes completará 20 anos de criação, já com extenso histórico de apoio e dedicação à ciência brasileira.

Segundo informações do próprio Portal, ele foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais. O conteúdo inicial do Portal contava com um acervo de 1.419 periódicos e mais nove bases referenciais em todas as áreas do conhecimento.

O Portal é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Segundo a Capes, o Portal é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

MISSÃO e OBJETIVOS

O Portal de Periódicos tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso on-line à informação científica internacional de alto nível.

Os objetivos são promover o acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional; capacitar o público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; desenvolver e diversificar o conteúdo do Portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira; e ampliar o número de instituições usuárias do Portal de Periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.

Em comemoração ao marco e duas décadas de dedicação, apoio e fomento à ciência brasileira, a Capes promoverá  o IV Seminário do Portal de Periódicos. O evento, com participações relevantes e diversificada programação, será on-line, no dia 11 de novembro. A abertura será realizada pelo professor Benedito Aguiar, presidente da Capes, que discorrerá sobre visão e ações da Capes A transmissão será  pelo canal da CAPES no YouTube das 15h às 18h.

Fonte(s): periodicos.capes.gov.br  e CCS/CAPES