Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Palestra sobre o Projeto Geopark Uberaba acontecerá dia 13
Extensão Universitária

Palestra sobre o Projeto Geopark Uberaba acontecerá dia 13

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 11h17

A UFTM, ABCZ, Sebrae e a Prefeitura de Uberaba, parceiros no “Projeto Geopark Uberaba: Terra de Gigantes”, organizam a palestra "Geoparques Mundiais da Unesco: linhas estratégicas para o projeto Uberaba", que será realizada no dia 13 de novembro, às 15h30. Devido às restrições impostas pela pandemia, o evento será aberto para a comunidade apenas de forma virtual e será transmitido para a comunidade por meio do Canal do YouTube do SeMEC – TV Onda.

O evento será realizado no auditório Esmeralda apenas para convidados, cerca de 40 pessoas, entre elas autoridades e integrantes do projeto. A palestra presencial foi aprovada pelo Comitê Especial de Acompanhamento – CEA da UFTM e serão tomadas todas as medidas de segurança e prevenção à Covid-19, como o distanciamento, a obrigatoriedade de uso de máscaras e álcool gel nas entradas do auditório.

A palestra será ministrada pela geóloga Flavia Fernanda de Lima, mestra em Patrimônio Geológico e Geoconservação pela Universidade do Minho, em Portugal. Visando dar celeridade ao processo de chancela da Unesco para o Geopark Uberaba, os parceiros ABCZ e Sebrae contrataram a geóloga, consultora especializada em geoparques. Ela fará um diagnóstico da situação do Geopark Uberaba e dará orientações e direcionamentos que serão explanados durante a palestra. “O principal objetivo dessa palestra é divulgar o 'Projeto Geopark Uberaba: Terra de Gigantes' para que possamos submeter a carta de intenções à Unesco buscando a chancela do nosso geoparque”, afirmou Paula Cusinato, diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural/Proext da UFTM.

A geóloga já está em Uberaba participando de reuniões com representantes do projeto. Tendo em vista a formulação de diagnóstico, Flávia está percorrendo pontos de reconhecimento ao território do projeto Geopark Uberaba, entre eles geossítios inventariados, geossítios potenciais, sítios histórico-culturais e naturais, potenciais projetos de parcerias, comunidade, centro interpretativo, centro de artesanato, museu e unidade de conservação.

Acesse o link de transmissão da palestra: