Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Site sobre Covid-19 traz conteúdo sobre prevenção e cuidados para idosos
Atenção à Saúde

Site sobre Covid-19 traz conteúdo sobre prevenção e cuidados para idosos

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 07h52

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, 73% dos óbitos por Covid-19 no Brasil são idosos, que se tornaram o grupo mais vulnerável na pandemia. Pensando uma forma de diminuir este impacto e na necessidade de dar visibilidade às particularidades do cuidado com o idoso, pesquisadores do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento da Fiocruz (Gise/Icitc/Fiocruz), em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), desenvolveram um site reunindo informações direcionadas a gestores, profissionais de saúde, cuidadores e idosos. São manuais, cartilhas, guias, notas técnicas, vídeos, podcasts, blogs, relatos de experiência e posicionamentos oficiais concentrados em um único endereço online.

A desinformação, as fake news e a falta de estratégia direcionada aos idosos são os principais motivos para a criação do site Pessoa Idosa e Covid -19: Materiais sobre prevenção e cuidados.

Conforme os responsáveis, a motivação de criação do site começou a ser desenvolvida em abril de 2020, mas com a falta de financiamento só foi possível lançar o projeto oito meses depois. Para a coleta do material, contou-se com a rede de contatos que o Gise tem estabelecido durante os últimos dez anos. Essa rede é formada por gestores e profissionais da atenção básica em todo o território nacional, especialmente com os vinculados aos projetos Boas Práticas e Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Até o momento já foram selecionados, classificados e incluídos 162 materiais. Os pesquisadores envolvidos pretendem seguir com o projeto incluindo também informações sobre o cuidado do idoso no período pós pandemia.

Fonte: Fiocruz (matéria completa)

CONHEÇA O SITE: https://idososcovid19.fiocruz.br/