Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Capes divulga pesquisa da UFTM sobre Covid-19

Capes divulga pesquisa da UFTM sobre Covid-19

Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 08h32

O projeto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro  - UFTM, selecionado no Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - Capes, quer descobrir se existem pessoas com maior imunidade à COVID-19 e quais fatores — entre eles, genéticos — podem ser determinantes para isso. Com essas respostas em mãos, os pesquisadores pretendem trazer avanços no diagnóstico e no tratamento da doença.

O grupo já conta com mais de mil amostras, entre sangue, urina e secreção nasal. O material é coletado em pacientes de quatro hospitais em Uberaba (MG): de Clínicas da UFTM (HC-UFTM), Regional José Alencar, São Domingos, Unimed e Mário Palmério, da Universidade de Uberaba  - Uniube.  “A análise se dá pela procura de alterações, aumento ou diminuição, de alguma substância, para ver se é algo que fará a doença ficar mais grave”, explica Virmondes Rodrigues Júnior, coordenador do projeto. A ideia é agir antes que a doença evolua para uma forma mais grave.

Três programas de pós-graduação da UFTM compõem o projeto: Imunologia, do qual Virmondes faz parte, Hematologia e Infectologia. A Universidade Federal de Alagoas  - Ufal e a Universidade de Milão, na Itália, são parceiras no estudo. Uma das participantes da pesquisa é a doutoranda Beatriz Rodrigues Martins. Bolsista da Capes, ela explica a importância do benefício. “Uma bolsa da CAPES é um incentivo importante para o aluno. Amamos pesquisa, e o auxílio mantém as contas de casa e nos oferece uma maior possibilidade para pagar congressos, livros, enfim, instrumentos que nos fazem crescer profissionalmente”, afirma.

Programa Combate a Epidemias
É um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de pessoal de alto nível para enfrentar a pandemia da COVID-19 e temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do País. O Programa está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de recursos humanos foram selecionados, com o envolvimento de mais de 1.300 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. Os projetos vão estudar temas relacionados a Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos.

Legenda das imagens:
Imagem 1: Equipe do projeto trabalha em laboratório liderado pelo pesquisador Virmondes Rodrigues Júnior (à direita) (Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM)
Imagem 2: Virmondes Rodrigues Júnior, pesquisador da UFTM, coordena projeto selecionado no Programa de Combate a Epidemias (Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM)
Imagem 3: Pesquisadora trabalha na busca pelo aperfeiçoamento de diagnóstico contra a COVID-19 em laboratório da UFTM (Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM)

Fonte:  CCS/CAPES

Assunto(s): Pesquisa , Covid-19 , UFTM , Capes.