Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projetos de extensão divulgam ações durante a pandemia
Extensão Universitária

Projetos de extensão divulgam ações durante a pandemia

Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 13h11

Os projetos de extensão da UFTM “Pilates na deficiência visual” e “Massagem Shantala nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) e Creches Municipais (CEMEIs)”, coordenados pelo professor Nuno Miguel Lopes Oliveira, do Departamento de Fisioterapia Aplicada, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde - ICS, publicaram suas ações desenvolvidas como depoimentos de extensão na Revista  Raízes e Rumos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Os projetos foram desenvolvidos em 2020, durante a pandemia de Covid-19. O projeto  “Pilates na deficiência visual”  procurou capacitar os membros a distância, por meio de discussões de artigos acadêmicos e de treinamentos do Pilates via on-line, propiciando treinamento de Pilates e informações aos Deficientes Visuais (DV’s) sobre diversos assuntos relacionados à saúde e prevenção. Dessa forma, foi preservada a proposta original do projeto e sanaram-se possíveis dúvidas dessa população especial quanto ao contexto atual.

Acesse:  Projeto de extensão "Pilates na deficiência visual", quebrando barreiras

Sobre o projeto  “Massagem Shantala nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) e Creches Municipais (CEMEIs)” foi preciso se reinventar para manter suas atividades e proporcionar aos integrantes uma experiência positiva e construtiva. Disseminaram-se informações, por meio da criação de uma página em rede social, sobre a massagem Shantala e questões relativas à Covid-19 importantes para o público-alvo do projeto: mães, pais, cuidadores e funcionários de creches. Dessa forma, também se preservou a proposta original do projeto e se sanaram possíveis dúvidas da sociedade quanto ao contexto atual. Apesar das limitações impostas pela pandemia, o projeto conseguiu utilizar as ferramentas tecnológicas para viabilizar sua continuação.

Acesse:  Projeto Shantala em tempos de pandemia

Massagem Shantala no @Instagram