Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > ICBN passa a contar com Centro de Pesquisa em Rim - CEPRim

ICBN passa a contar com Centro de Pesquisa em Rim - CEPRim

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 13h45

O Instituto de Ciências Biológicas e Naturais - ICBN passou a contar, recentemente,  com mais um espaço de atividades, o Centro de Pesquisa em Rim  - CEPRim. Com o objetivo de oferecer uma estrutura individualizada e propícia para ensino, pesquisa e extensão em estudos sobre o rim, a professora Juliana Reis Machado e Silva e a médica Marlene Antônia dos Reis apresentaram o CEPRim, baseando-se inicialmente na produtividade científica na área de Nefropatologia da UFTM e na qualidade do serviço de biópsia renal que já vinha sendo realizado na instituição desde o ano de 1996.

Segundo as pesquisadoras, no CEPRim serão desenvolvidas as atividades de pesquisa relacionadas à formação de um biobanco para desenvolver pesquisa em rim, ampliando a produção científica dos grupos de pesquisa da UFTM, bem como formação de rede com pesquisadores de outras instituições que desenvolvam pesquisa nessa linha. Na área do ensino, a intenção é colaborar com o ensino de graduação e pós-graduação, fornecendo material para a discussão de casos clínicos nas disciplinas de Patologia Geral, Patologia e Nefrologia, bem como material de pesquisa na formação de alunos com trabalho de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na extensão, há previsão para curso de aperfeiçoamento em Nefropatologia, realização de jornada de Nefrologia e Nefropatologia de Minas Gerais e realização de  diagnóstico das doenças em biópsias renais para as instituições interessadas, dentre elas, os hospitais da rede Ebserh.

O CEPRim contará com espaço físico próprio e docentes, médicos, biomédicos e técnicos de laboratório do setor de Patologia do ICBN e/ou contratados para que se consiga atender toda a demanda. Para seu funcionamento, serão usados insumos e equipamentos com verbas de projetos de pesquisa ou advindos da própria Ebserh. Segundo a coordenadora do CEPRim, professora Juliana Reis Machado e Silva, “a criação desse centro de ensino, pesquisa e extensão é uma enorme conquista para a UFTM e toda a comunidade por ela impactada, reforçando a tradição do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais e do setor de Patologia Geral em aproximar as ciências básicas e aplicadas e promover serviços de qualidade. Ainda, o CEPRim abrangerá todas as atividades fins de uma universidade pública, em especial a pesquisa junto aos programas de pós-graduação, e o diagnóstico, dessa forma trazendo benefícios diretos e indiretos à população”.