Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aluna da Engenharia Civil é selecionada para apoio financeiro de um fundo de lideranças pretas e pardas
Prêmio

Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 10h28

A aluna do décimo período do curso de Engenharia Civil da UFTM, Ana Luiza Nascimento, foi uma das 31 lideranças no Brasil selecionadas por um processo seletivo com 372 inscritos para receber apoio financeiro de R$15.000,00 por meio do "Edital Caminhos", do Fundo Alas de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Pretas e Pardas, criado pela Fundação Tide Setubal com parceria do Instituto Ibirapitanga e da organização filantrópica Porticus Latin America. O objetivo do edital era ampliar a diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade e contribuir com a promoção da justiça social.

Para Ana Luiza, ter sido uma das contempladas com o fomento teve relação direta com suas atividades na UFTM. "Como principal atividade de liderança destaquei meu voluntariado na ONG Village Marie Haiti. Conheci o CEO da Organização, Jac-ssone Alerte, durante a Semana de Engenharia Civil da UFTM, época em que eu era assessora de marketing da comissão organizadora do evento. A ONG visa reconstruir a comunidade de Don de L’amité, Duchity, no Haiti, utilizando materiais sustentáveis. Dentre minhas atuações na ONG, participei do primeiro financiamento coletivo do projeto e contribuí também na campanha contra a COVID-19 para a compra de kits de higiene pessoal e cestas básicas para as famílias da comunidade. Hoje o projeto tem uma casa e nove fundações prontas", destacou a estudante.

Outras experiências da aluna contaram pontos no processo seletivo, entre elas o voluntariado de vendas da Fundação Estudar, em 2019, momento em que ela e outros alunos da UFTM organizaram o "Curso Liderança na Prática 16h", um curso de autoliderança voltado para universitários e recém-formados. Também relatou a experiência com a VIA Jr Consultoria e Projetos, empresa júnior da Engenharia Civil. Ana Luiza se tornou membro em 2019 e foi a primeira mulher negra a assumir uma posição de liderança, como coordenadora de Gestão de Pessoas.

A descoberta desse processo seletivo e ter sido contemplada foram providenciais, segundo Ana Luiza. Em outubro deste ano, ela recebeu a notícia da aprovação, pelo programa LAIOB Experience, de uma bolsa de 50% para um curso curto de especialização em "Gerenciamento e Inglês Empresarial" para o ano de 2021 na Universidade de Ohio nos EUA. O programa LAIOB Experience é uma das iniciativas do LAIOB (Latin America Institute of Business), que fornece programas executivos em universidades americanas promovendo imersões em ambientes inovadores. "Fiz minha inscrição, passei por um processo seletivo em português e em inglês e fui contemplada com a bolsa de 50%. Para os custos restantes do programa LAIOB Experience, abri uma vaquinha on-line. Agora, recebendo esse fomento do Edital Caminhos, está quase totalmente custeado o curso na Universidade de Ohio, então eu poderei utilizar o valor da vaquinha para pagar gastos adicionais (passagens, visto, passaporte e seguro saúde). Esse Edital pareceu ter caído do céu mesmo!". O curso ocorrerá em julho de 2021 de forma presencial, mas essa data poderá ser alterada por causa da pandemia da Covid-19.

Fazer um curso fora do país era um sonho desde o ensino médio da estudante. "Apesar da barreira financeira ser enorme na minha vida, eu sempre busquei participar de processos seletivos almejando uma bolsa de estudos. Ter sido contemplada tanto pela bolsa do programa LAIOB Experience, que me permitirá fazer um curso curto em uma das top 15 escolas públicas de negócios dos EUA, quanto pelo apoio financeiro do Edital Caminhos, é o resultado dessa persistência. Acredito que ambas as conquistas abrirão portas no meu caminho, principalmente porque estou entrando no mercado de trabalho agora", concluiu Ana Luiza.

Foto: Ana Luiza Nascimento/ arquivo pessoal