Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Grupo de pesquisa publica livro sobre estudos do gótico
Início do conteúdo da página
Publicação

Grupo de pesquisa publica livro sobre estudos do gótico

Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 09h08

No último dia 21 de dezembro foi lançado o livro Matizes do Gótico: três séculos de Horace Walpole, pela Editora Clepsidra. O livro foi idealizado e promovido pelo Grupo de Pesquisa Estudos do Gótico (CNPq), sendo  composto por uma série de ensaios críticos oriundos do II Seminário de Estudos do Gótico – SEG, realizado na UFTM em 2017.

O livro foi organizado pela professora Luciana Moura Colucci de Camargo, do Departamento de Estudos Literários do curso de Letras da UFTM  e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos do Gótico "Sandra Guardini Vasconcelos"; e pelo professor Júlio França, do Grupo de Estudos do Gótico (CNPq) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Segundo os organizadores, o II SEG, em 2017, notabilizou-se por ter atraído estudiosos e pesquisadores do Brasil e do Reino Unido. O evento comemorou o tricentenário de nascimento do britânico Horace Walpole (1717-1797), autor de O Castelo de Otranto (1764), considerado o primeiro romance gótico. Divididas entre estudos sobre Walpole e de outras criações de seu legado, as comunicações e conferências apresentadas no evento foram transformadas em textos, e o livro reúne nove desses artigos (oito em português e um em inglês). O I SEG também foi realizado na UFTM, em 2014. Professora Luciana destaca que o SEG foi o primeiro evento no Brasil voltado exclusivamente aos estudos goticistas.

O Grupo de Pesquisa de Estudos do Gótico e o Laboratório Interdisciplinar de Estudos do Gótico "Sandra Guardini Vasconcelos" (LIEG-SGV/UFTM) têm se dedicado com afinco aos estudos goticistas, visto que é um campo de conhecimento que tem se revelado capaz de se amalgamar às diferentes artes como literatura, cinema, e artes em geral. “Assim, os pesquisadores, instigados por essa maleabilidade do gótico, procuram desvendar como o mesmo é um rico manancial de possibilidades”, concluiu professora Luciana.

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página