Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Boletim da Capes traz balanço anual de ações em 2020

Boletim da Capes traz balanço anual de ações em 2020

Publicado: Terça, 05 de Janeiro de 2021, 08h36

O último InfoCAPES de 2020, publicado na última segunda-feira, 4 de janeiro de 2021, trouxe um balanço anual das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Segundo o Boletim, a Capes, responsável por financiar um de cada três estudantes de pós-graduação stricto sensu no Brasil, alcançou diversas conquistas em 2020, mesmo com a crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. Um dos marcos foi a implementação do modelo inédito de concessão de bolsas no país, que aumentou o número de benefícios em 41% dos cursos, adicionando 3.386 oportunidades nos mestrados e doutorados. Hoje, o sistema tem um total de 98.303 bolsistas no país.

Programas estratégicos também foram lançados durante o ano de 2020, entre eles o Programa de Combate a Epidemias, que concedeu 2.600 bolsas com um investimento de R$ 200 milhões em quatro anos. Segundo a Capes, três editais selecionaram 109 projetos, estimulando pesquisas sobre a Covid-19 e outras doenças.

O Boletim ainda informa que, em 2020, a Capes manteve o seu esforço para melhorar a qualidade do ensino brasileiro, sendo, um dos principais eixos dessa atuação,  a oferta de programas voltados ao desenvolvimento e aprimoramento de professores, da educação básica ao ensino superior. O Programa Universidade Aberta do Brasil  - UAB é o principal deles. Há 14 anos são oferecidos a distância (EaD) cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada para professores da educação básica.

A Capes, em parceria com o MEC, ainda se notabilizou por disponibilizar em suas plataformas digitais cursos totalmente gratuitos. Nesse período, 145 mil vagas para aulas de Português, Matemática, Fundamentos de Estatística e Tecnologias da Informação e Comunicação foram abertas.

Para saber mais sobre essas e outras informações, acesse: Edição 26 – dezembro/2020 – InfoCAPES – BALANÇO ANUAL

Fonte: Capes

Assunto(s): Capes , Boletim , Balanço anual , 2020.