Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fapemig planeja ações e programas para 2021
Início do conteúdo da página
Perspectivas

Fapemig planeja ações e programas para 2021

Publicado: Quarta, 06 de Janeiro de 2021, 16h14

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig tem recebido apoio de setores importantes da sociedade, do governo, de empresários e da própria comunidade científica e tecnológica.  Segundo o presidente da Fundação, Paulo Beirão, isso acaba por promover a construção de diálogos, permitindo, assim, que a Fundação trabalhe com a perspectiva de ações de grande impacto, tanto na economia quanto no bem-estar das pessoas.

Para o ano de 2021, a Fapemig programa diversas ações de pesquisa, entre elas  a Chamada Redes de Pesquisa e Inovação para Soluções Educacionais no Contexto da Pandemia e Pós-Pandemia de Covid-19. A oportunidade, voltada para redes de pesquisa de ciência e inovação, abordará a educação em contexto de pandemia e pós-pandemia. Também será lançado o Programa Centelha 2, iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias, assim como disseminar a cultura do empreendedorismo inovador.

Segundo a Fapemig, a expectativa é de retomada de chamadas tradicionais como a Chamada de Demanda Universal, e do Programa de apoio à iniciação científica e tecnológica  - PIBIC, que concede bolsas de estudos a alunos da graduação.  O Programa de Apoio à Pós-Graduação  - PAPG, que concede bolsas de mestrado e doutorado, que foi mantido em 2020, não sofrerá cortes em 2021.   

Para esse novo ano, a Fapemig também está trabalhando nas chamadas Plataformas de Conhecimento. O conceito, já adotado na Europa e que vem sendo discutido no Brasil, refere-se à indução de projetos de pesquisa com foco na geração de conhecimentos a serem aplicados em áreas prioritárias para o estado, e associados a órgãos ou empresas capazes de implementar esses resultados.    

O presidente da Fundação, Paulo Beirão, ressalta que para que essas plataformas sejam bem-sucedidas é necessária “uma articulação ampla com a sociedade, governo e comunidade científica. E é isso que estamos costurando”, informa.  Segundo a Assessoria de Comunicação Social da Fapemig, o ano de 2020 acabou e é hora de pensar no futuro, visando construir um 2021 próspero para a ciência, inovação e tecnologia.

Fonte: Fapemig (matéria completa)

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Fapemig , 2021 , Ações , Projetos.
Fim do conteúdo da página