Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Capes lista perspectivas para 2021

Capes lista perspectivas para 2021

Publicado: Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 09h36

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - Capes estabeleceu para 2021 uma lista de prioridades, como lançar e estabelecer programas estratégicos induzidos, retomar a mobilidade acadêmica internacional e adequar a formação de professores para uso de tecnologia em sala de aula, entre outras.

Em evento realizado na primeira semana de fevereiro deste ano, foram  citadas duas novas iniciativas a serem lançadas, uma que irá atender a Museologia e outra, o Agronegócio. Ainda estão em preparação programas com temas voltados ao desenvolvimento regional para o semiárido e os biomas do Centro-Oeste. Outros dois estão previstos: um deles, com foco em Engenharia, e outro para criar redes de cooperação, como forma associativa de diferentes programas de pós-graduação - PPGs.

Sobre mobilidade acadêmica internacional, Benedito Aguiar, presidente da Capes, afirmou que se trabalha com a possibilidade de retomada em setembro, a depender do contexto da pandemia e das restrições adotadas pelos países parceiros do Brasil. Quanto à formação de professores, o presidente disse estar em desenvolvimento uma iniciativa para adequar o ensino a metodologias que fazem uso de tecnologias da informação e comunicação.

Também foram citados estudos para aumentar a capilaridade da Universidade Aberta do Brasil  - UAB. O Programa mantém cerca de 116 mil alunos, em 800 municípios, em regime de educação a distância  - EaD no ensino superior. O presidente ainda lembrou que a CAPES regulamentou o funcionamento de polos para PPGs EaD.

O presidente da Capes ainda lembrou que 2021 é um ano de encerramento de ciclo de avaliação quadrienal. A Capes reabriu um período para coleta dos dados, encerrado em novembro, que possibilitou a correção de informações. O objetivo agora é iniciar a regulamentação do próximo ciclo de avaliação, que começa em 2022. Nele será implementado um novo e inédito Modelo Multidimensional.

Sobre auxílios para pós-graduandos, Benedito Aguiar informou que foi concluído o aperfeiçoamento do novo modelo de concessão de bolsas para cotas institucionais, implantado em 2019.

O presidente da Capes finalizou citando o Portal de Periódicos, explicando que  reduziu os gastos em US$10 milhões a partir da revisão de contratos, ainda em 2020.

Fonte: CCS/CAPES (matéria completa)