Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Capes segue incentivando mulheres na Ciência
Início do conteúdo da página
Ciência

Capes segue incentivando mulheres na Ciência

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 13h11

Há seis anos, no dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Iniciativa das Nações Unidas  - ONU, a data pretende aumentar a conscientização sobre a excelência das mulheres nas ciências e lembrar à comunidade internacional que ciência e igualdade de gênero devem avançar lado a lado. Segundo informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, dados de 2020 mostram que as pesquisadoras representam 58% do total de bolsistas de pós-graduação da Fundação.

Como exemplos, a Capes traz o da pesquisadora Suélia Fleury, que  foi  bolsista no mestrado em Engenharia Eletrônica e Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica  - ITA e no doutorado em Engenharia Eletrônica e Biomédica pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente, é professora do curso de graduação em Engenharia Eletrônica e de pós-graduação em Engenharia Biomédica na UnB.

Segundo a Capes, a cientista dedicou boa parte da sua vida aos estudos, ao ensino e à ciência. Suélia publicou dois livros, dois artigos em periódicos científicos, 52 artigos completos em congressos nacionais e internacionais e um capítulo de livro internacional, além de ter feito cinco depósitos de patentes. “Para mim é muito importante essa carreira de professora e cientista. Além de formar recursos humanos, nós também fazemos ciências. Nós, mulheres na ciência estamos, há muitos anos, lutando por espaço, por reconhecimento e, mais que isso, por respeito”, declara Suélia.

Ainda conforme a Capes, em 2019, no Brasil, 54% dos estudantes em cursos de pós-graduação eram do sexo feminino. Dados de 2020 mostram que as pesquisadoras representam 58% do total de bolsistas stricto sensu da Fundação. Embora sejam maioria numérica, pesquisadoras ainda lutam por mais respeito e oportunidades em ambientes majoritariamente masculinos.

A celebração do Dia Internacional deste ano trata do tema “Mulheres cientistas na linha de frente da luta contra a COVID-19” e reúne especialistas de diferentes partes do mundo que trabalham em áreas relacionadas à pandemia.

Fonte: CCS/CAPES (matéria completa)

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página