Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM divulga programação de 2021
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM divulga programação de 2021

Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 11h24

* No ano de centenário de aniversário do nascimento de Paulo Freire, refletindo sobre "Ressignificações da educação social em tempos de crise: “O mundo não é. O mundo está sendo...”,  o Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM, coordenado pelo professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - Icene,   apresenta uma programação em rede (abaixo), com o objetivo de dialogar com o público interessado nas temáticas Educação Popular, Cultura Popular e Desigualdade/Pobreza, temas que já foram discutidos no ano de 2018 no curso de extensão universitária “Revisitando a Educação Popular nos 50 anos da Pedagogia do Oprimido”. 

O programa Interfaces retoma agora em 2021 com um olhar ampliado sobre essas questões, em que a educação passa a ser tratada como um ato social e de esperança. As transmissões das mostras culturais e das webconferências serão realizadas de maneira on-line, sempre às 14h, em endereço que será encaminhado aos participantes inscritos. Segundo os organizadores, haverá emissão de certificados, inicialmente com o total de 20 horas, que poderá ampliar para mais horas a depender da execução das atividades. 

Segundo professor Alberto, “na pandemia, a desigualdade aumentou, escancarou a pobreza no território, os meios educacionais tentam se adequar, as instituições tentam superar a crise. Dessa forma, a programação científica e cultural busca alimentar nossa esperança com dias melhores, com justiça social, igualdade e equiparação das oportunidades”. 

 

Programação Virtual 2021  

Mostra Cultural: As vozes das interfaces

  • Perguntar se uma criança quer brincar, é o mesmo que perguntar para um passarinho se ele quer voar – Educador Tião Rocha │CPCD │MG (Podcast Usinagem no Ar - UFTM) – dia: 25 de março.
  • Mulheres Bordando Vidas – Coletivo de Mulheres Bordadeiras de Belo Horizonte Minas Gerais │MG (Podcast: Usinagem no Ar – UFTM) – dia: 30 de abril.
  • Exposição Virtual: Paulo Freire em Pontos │ Bordados em Celebração aos 100 anos de nascimento do Patrono da Educação Brasileira │MG – dia: 19 de setembro.

 

Ciclo de Webconferências: "Ressignificações da educação social em tempos de crise: “O mundo não é. O mundo está sendo...” (sempre às 14h) 

  • A Etnomatemática e um Ensino Transdisciplinar: experiências vivenciadas na Educação Indígena – Prof. Dr. Aldrin Cunha – Faculdade Intercultural Indígena │UFGD │MS – dia: 15 de abril.
  • Literatura e Ciência – Pesquisador e Prof. Dr. João Zanetic – Instituto de Física│USP│SP – dia: 8 de maio.
  • Conscientizar para transformar - a necessidade de radicalizar a intervenção educacional pós-pandémica – Profa. Phd Rosanna Barros – Universidade do Algarve │PT – dia: 25 de junho.
  • Educação como Ato de Esperança – Prof. Dr. Alberto Luiz Pereira da Costa │UFTM │MG – dia: 20 de agosto.
  • Paulo Freire, a Educação de Jovens e Adultos e a Conscientização – Prof. Dr. José Carlos Miguel – FFC│UNESP │ Campus Marília│SP – dia: 24 de setembro.
  • Sobre o(s) Conceito(s) de Cultura Popular – Prof. Dr. Francisco Cláudio Alves Marques – FCL │UNESP │ Campus Assis │SP – dia: 7 de outubro.

 

Inscrições para webconferências no link: https://forms.gle/eCiedS72GyuGdLFK6

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Conheça o programa de extensão universitária Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática nas redes sociais:

Instagram:  https://www.instagram.com/p/CMDvHqcl5-t/?igshid=oe5x0q7zrybf

Facebook:  https://www.facebook.com/programainterfacesuftm/

 

* matéria atualizada em 19 de março de 2021.

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página