Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM expande leitos de UTI e de suporte ventilatório para pacientes com Covid-19
Início do conteúdo da página
Ampliação

HC-UFTM expande leitos de UTI e de suporte ventilatório para pacientes com Covid-19

Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 08h14

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro informa que, em decorrência da ativação da fase cinco do Plano de Contingência do município de Uberaba/MG, a partir da última sexta-feira, 19 de março, a unidade hospitalar passou a contar com mais dez leitos de UTI para atendimento de pacientes adultos com Covid-19 e mais sete leitos de suporte ventilatório, também para o público adulto.

Com o credenciamento dos novos leitos, uma área de 119m², até então ocupada pela Unidade de Neurologia, foi devidamente isolada por antecâmara de acesso e dotada de sistema de exaustão e filtragem do ar, além de receber rede de gases adequada. Essa área passa a conter os dez novos leitos de UTI adulto, os sete novos leitos de suporte ventilatório e também dez leitos de suporte ventilatório que até então estavam em ala isolada no Pronto-Socorro - totalizando 17 leitos de suporte ventilatório.

Os pacientes de Neurologia serão realocados temporariamente para outras unidades do Hospital, até que não haja mais necessidade de utilização do espaço para atendimento de pacientes com Covid-19 - momento em que a área retornará à sua destinação de origem. O Hospital continua classificado como segunda retaguarda para atendimento a pacientes adultos com Covid-19 no município, sendo acionado em caso de falta de leitos no hospital de referência e no primeiro hospital de retaguarda.

Já para atendimento de gestantes, recém-nascidos e pacientes pediátricos com Covid-19, o HC-UFTM é referência desde o início do Plano de Contingência municipal. A estrutura de atendimento continua a seguinte: cinco leitos de enfermaria na Ginecologia e Obstetrícia (além de sala de pré-parto e de urgência), três leitos na Pediatria, dois leitos no Pronto-Socorro Infantil, três leitos de UTI Neonatal e três leitos de UTI Pediátrica.

Estrutura de leitos de pacientes com Covid-19 no HC-UFTM, a partir de 19 de março de 2021

UTI Adulto

10 leitos

Suporte Ventilatório Adulto

17 leitos

UTI Neonatal

3 leitos

UTI Pediátrica

3 leitos

Enfermaria GO

5 leitos

Enfermaria Pediátrica

3 leitos

Pronto-Socorro Infantil

2 leitos

Total

43 leitos

Fonte: Unidade de Comunicação do HC-UFTM
 
Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM
 
 
 
0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página