Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Capes inicia comemorações dos seus 70 anos
Aniversário

Capes inicia comemorações dos seus 70 anos

Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 10h04

Para iniciar as comemorações do seu aniversário de 70 anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -  Capes apresentou na última terça-feira, dia 23 de março, o logotipo criado para homenagear a Fundação, que surgiu no dia 11 de julho de 1951. Responsável pelo fomento e avaliação da pós-graduação stricto sensu, além da  execução de uma série de iniciativas de qualificação de professores da educação básica, a Agência é a maior financiadora, no Brasil, da pesquisa científica e formação de recursos humanos de alto nível, no País e no exterior.

Ao longo dos próximos 111 dias, serão divulgados depoimentos de bolsistas atendidos pela Capes e autoridades que contribuíram para a formulação das políticas de desenvolvimento da pós-graduação brasileira. Também serão destacadas as cooperações nacionais e estrangeiras que ajudam na estruturação dos programas que beneficiaram estudantes da graduação ao pós-doutorado.

“A Capes vem cumprindo o seu papel de fomentar a formação de pessoal para atuar nas universidades ou em setores produtivos da indústria, dos serviços ou agrários, que contribuem para melhorar as condições de vida dos brasileiros”, afirmou Benedito Aguiar, presidente da Fundação. Para ele, o trinômio educação, ciência e tecnologia, base de atuação da Capes, é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do País.

O nome Capes surgiu de uma campanha nacional cujo objetivo era o aperfeiçoamento do pessoal de nível superior. Das 54 bolsas concedidas em 1952 aos 160 mil bolsistas em 2021, a instituição construiu uma história de investimento na formação de mestres, doutores, pós-doutores e professores da educação básica. Esse trabalho – feito no Brasil e no exterior –, também inclui acesso e divulgação da produção científica. Dos 38 cursos em 1965 aos 6.878 existentes atualmente, a Fundação estruturou um sistema de avaliação que busca o padrão de excelência acadêmica, assegura a qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu e serve de base para a formulação de políticas públicas de expansão e financiamento.

A Capes chega a 2021 integrada às necessidades do país. Um exemplo é o Programa de Combate a Epidemias, que destina recursos à pesquisa e preparação de pessoal na luta contra a Covid-19. Também adotou um modelo de concessão de bolsas que torna mais justa a distribuição do benefício. Para os professores, criou diversos cursos on-line que contribuem para a sua formação neste cenário de pandemia. E, ainda este ano, realiza a avaliação quadrienal da pós-graduação, referente ao período de 2017 a 2020. “Todo esse trabalho é resultado de longos anos de investimentos na educação do País e juntos, com certeza, construiremos um Brasil melhor”, destacou Benedito Aguiar.

Fonte: CCS/Capes (matéria completa)