Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto voltado para inovações e competências em área (bio)médica está com inscrições abertas
Ensino

Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 06h58

Estão abertas as inscrições para o projeto de ensino “Caminhos da Medicina no Século XXI: inovações tecnológicas e competências acadêmicas”. O projeto, idealizado pelos professores Fernanda Machado Fonseca, do Departamento de Biomedicina da UFTM, e Kennio Ferreira Paim, da disciplina de Microbiologia, iniciará suas atividades no próximo dia 28 de abril e possui um cronograma que abrange atividades diversificadas. Segundo os organizadores, o projeto traz palestras on-line visando estimular os participantes a exercitarem competências acadêmicas importantes diante dos desafios contemporâneos na saúde, como a elaboração de propostas inovadoras voltadas para problemas identificados nos diferentes níveis de assistência à saúde, inspiradas em metodologia Hackathon.

De acordo com a professora Fernanda, “esta iniciativa resulta de uma demanda dos acadêmicos por um maior contato com as inovações tecnológicas e científicas da atualidade, fruto de um rápido desenvolvimento de conhecimentos com implicações práticas para os futuros profissionais. Ademais, o curso também se pauta na participação efetiva dos discentes, de modo a possibilitar o aprimoramento de competências como comunicação, criatividade e trabalho em equipe”.

Com o intuito de enriquecer as discussões e a troca de experiências, as palestras serão ministradas por profissionais de diversas instituições de ensino superior e de importantes iniciativas de educação em saúde do país, incluindo a Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Universidade de São Paulo - USP, Hospital Israelita Albert Einstein, Universidade Federal do Triângulo Mineiro  - UFTM, como também idealizadores de reconhecidos sites de áreas médicas.

Já está disponível o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Conforme os organizadores, podem se inscrever no projeto acadêmicos dos cursos de Medicina e de Biomedicina de quaisquer instituições de ensino superior. Vale ressaltar que a inscrição é gratuita e o formulário permanecerá disponível até que o limite de vagas esteja preenchido. As atividades on-line acontecerão entre os meses de abril a dezembro, às quartas-feiras, das 19h às 21h, por meio de plataformas on-line. Serão emitidos certificados de participação para aqueles participantes que cumprirem os seguintes critérios: execução e participação nas atividades propostas e frequência mínima de 75%.

Cronograma:

Integram a equipe organizadora do projeto os acadêmicos João Vitor Tiveron Teodoro (Medicina), Lucas Fernandes Ananias (Biomedicina), Vitor Rodrigues Dutra (Medicina) e Bruna Stephanini de Paula (Medicina).

"Hackathon" - a origem

"O termo “hackathon” tem origem na junção das palavras “hack” (programar) e “marathon” (maratona) e se trata de um evento que reúne pessoas de diferentes áreas, como desenvolvedores de software, profissionais de assistência à saúde, designers, dentre outras, com o intuito de criarem, em um curto intervalo de tempo, soluções inovadoras para problemas específicos”, diz João Vitor Tiveron Teodoro, acadêmico de Medicina e bolsista do projeto. Considerando essa vertente criativa do “hackathon”, o projeto dedicará, aproximadamente, quatro meses de seu cronograma para aplicar dinâmicas que incentivem a construção de propostas para demandas observadas nos diferentes níveis de assistência à saúde.

Mais informações poderão ser consultadas na página do projeto via Instagram (@caminhosdamedicina) ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.