Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de projeto para qualificar o processo avaliativo dos estudantes das profissões da saúde
Projeto de Ensino

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 13h26

A avaliação do estudante nas profissões da saúde tem enfoque principal em provas direcionadas ao domínio cognitivo, com pouca utilização de estratégias para avaliar habilidades clínicas, atitudes e profissionalismo. Com vistas a qualificar o processo avaliativo dos cursos da saúde da UFTM, o Núcleo de Estudos e Análises de Desenvolvimento Docente para o Ensino na Área da Saúde - NEA/DEAS, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde - ICS, é participante do projeto de ensino “Avaliação da competência profissional na saúde: o próximo passo”.

O projeto é liderado pela equipe da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, tem como instituição coparticipante, além da UFTM, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto -FAMERP, e é financiado pelo programa LatinAmericaGrants do National Board of Medical Examiners -NBME-LAG por dois anos (2020 a 2022).

O projeto de ensino busca envolver a capacitação de docentes e discentes e prevê a elaboração de estratégias de avaliação diferenciadas. “Trata-se de uma oportunidade ímpar de compor um projeto de ensino com instituições de alto nível nas profissões da saúde, estando a UFTM representada em todos os cursos do ICS: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Terapia Ocupacional e Educação Física” destacou a líder institucional do projeto, professora Luciana de Almeida Silva Teixeira.

Docentes envolvidos no projeto participaram da primeira oficina.

Na execução do projeto, está prevista a elaboração de uma estratégia de avaliação diferenciada para ser instituída em cada um dos cursos participantes. Para viabilizar a implementação dessas estratégias serão direcionadas oficinas específicas de capacitação docente. Nesse sentido, nos dias 16 e 17 de abril, todos os docentes envolvidos no projeto participaram da primeira oficina de intitulada “Avaliação da competência profissional na saúde: o próximo passo”, promovida pelo Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino - CDDE em parceria com o Centro de Avaliação em Ensino de Graduação - CAEG, ambos da FMRP, com participação de toda a equipe, envolvendo líderes, docentes e estudantes nessa formação.

Segundo a diretora do ICS, professora Andréa Licre Pessina Gasparine,  o projeto proporciona um momento oportuno para a reflexão sobre o processo avaliativo. “Este projeto representa, para os cursos da área da saúde, uma oportunidade para além da capacitação sobre um processo específico e sim um momento oportuno, de grandes reflexões e discussões com quebra de paradigmas acerca da avaliação, fixa no cognitivo, para o entendimento do processo avaliativo longitudinal com competências diversificadas”, finalizou a diretora.

Imagens: Reprodução - Divulgação NEA/DEAS