Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Inscrições estão abertas para o 2º Seminário "Patrimônio Cultural e Ensino de História"
Extensão Universitária

Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 17h46

O curso de História da UFTM, com o objetivo de possibilitar a reflexão sobre o patrimônio cultural e sua vinculação com o ensino de História, promoverá, entre os dias 19 e 21 de maio, o 2º Seminário "Patrimônio Cultural e Ensino de História".

O evento ocorrerá de maneira on-line e será transmitido pelo Canal do YouTube do Curso de História. A proposta é discutir sobre o Patrimônio Cultural e sua vinculação com o ensino de História entre docentes, discente e comunidade geral. Desenvolvido em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, no ano de 2021  terá o tema Patrimônio Cultural e Ensino de História: Possibilidades do Diálogo.

Segundo os organizadores, a primeira edição do evento ocorreu de forma presencial em 2019, por iniciativa do corpo discente e da própria Fundação Cultural de Uberaba. Naquele momento, o objetivo principal era o de aproximar os discentes do curso dos debates postos no campo teórico-prático da Educação Patrimonial. A ideia para realização da segunda edição se deu por conta da rica experiência do primeiro evento e, nesta oportunidade, pretende-se aprofundar as reflexões desse campo e aprimorar a compreensão das relações dele com o campo do Ensino de História.

Conforme o formulário de inscrição, ainda será possível aos participantes escolherem entre os minicursos ofertados: I - História e Patrimônio através de Peirópolis ou II - “Cair no Quilombo”: vivências, práticas e caminhos metodológicos. O evento é direcionado para estudantes de História, professores das redes de ensino pública e particulares, gestores de patrimônio cultural municipais e  comunidade em geral.

• Palestra de abertura - 19 de maio de 2021 - 19h

Tema: História, Memória e Patrimônio Cultural Africano

Convidada: Prof. Dra. Mônica Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

• Mesa 2 – 20 de maio de 2021 - 19h

Educação Patrimonial e Ensino de História – Possibilidades e Desafios

Convidado(as): Prof. Dra. Janaina Melo (UFS) - Profa. Dra. Tatiane Souza  (UFU) - Prof. Gustavo Vaz Silva (SEMPAC/UBERABA)

• Mesa 3 – 21 de maio de 2021 - 19h

Temas: História Local e História Regional: Promovendo diálogos pela perspectiva do Patrimônio Cultural

Convidado (as): Prof. Dra. Sandra Mara Dantas (UFTM) - Prof. Dra. Glaura Teixeira Nogueira Lima (UFTM) - Prof. Dr. Marcelo de Souza Silva  (UFTM)

Serão ofertados os seguintes minicursos, pelo Google Meet, com link a ser enviado aos inscritos:

I - História e Patrimônio através de Peirópolis

Ministrantes: bolsistas do PET, sob a coordenação da Profa. Cláudia Bovo

Data: 20 e 21 de maio. das 14 às 15h30  - 25 vagas

II - “Cair no Quilombo”: vivências, práticas e caminhos metodológicos

Ministrante: professor Maycol Mundoca

Data: 19 a 21 de Maio. Das 9 às 10h  - 12 vagas

Inscrições deverão ser realizadas preenchendo o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.