Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pibid História UFTM realiza debate com líder indígena
Início do conteúdo da página
Debate

Pibid História UFTM realiza debate com líder indígena

Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2021, 16h41

Neste mês de maio, o Pibid História dará início ao II ciclo de oficinas, desta vez voltado para debates étnico-raciais. No dia 28 de maio, às 10h, será transmitido uma debate com o líder indígena e ambientalista Ailton Krenak, que abordará o tema “Resistências Indígenas - um Olhar Amplo”. 

O diálogo será transmitido pelo Canal do Youtube do Pibid História e terá como convidada Beatriz Molina Caetano, egressa do curso de História da UFTM.  O aluno do curso de História e pibidiano Bento Canevarollo será o mediador. As inscrições são gratuitas e abertas a toda comunidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM  e comunidade externa, bastando se inscrever pelo link  forms.gle/2CjSV5VHKu2eh2Ft5 .

Ailton Krenak nasceu em Minas Gerais. Segundo os organizadores, na atualidade é uma das maiores lideranças que compõem o movimento indígena no território brasileiro, integrando a etnia Crenaque. Além de ambientalista, é filósofo, poeta e autor de obras importantes como “Ideias para adiar o fim do Mundo - 2019”, “O amanhã não está à venda - 2020”, e “A vida não é útil - 2020”.

De acordo com o discente Bento, do Pibid História, a ideia da oficina surgiu ao conversar com alguns amigos sobre trazer o tema Identidade Étnico-Racial, abordando a cultura e a história indígena,  fazendo com que o Pibid História UFTM seja construtor de debates e conteúdos. “Pensamos em trazer alguém para falar conosco que tivesse propriedade, ousando o convite ao Ailton Krenak, um grande nome do ativismo indígena nacional. Além de ele expor suas ideias de forma direta e leve, vi uma oportunidade de dar fala a alguém que tem tanto a nos ensinar e compartilhar, além de trazer esse conhecimento para Uberaba - MG”, destacou Canevarollo. 

Krenak, que foi assessor especial do Governo de Minas Gerais nos assuntos indígenas entre 2003 a 2010, e também participou da série transmitida pela  Netflix “Guerras do Brasil", vai abordar de forma ampla os conceitos que compõem a resistência indígena, como essa cultura veio a sofrer apagamentos e afins. 

Conheça o Pibid História UFTM no @Instagram 

Imagem: Orgs. evento

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página