Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Grupo de pesquisa discutirá educação dialógica com abordagem feminista

Grupo de pesquisa discutirá educação dialógica com abordagem feminista

Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 09h50

No próximo dia 31 de maio, das 14 às 16h, ocorrerá a segunda reunião do Grupo de Pesquisa “Bruxas Educadoras: educação, mídia e feminismo”,  que vai tratar do tema "O poder e a opressão de ser professora da Educação Básica".

O grupo de pesquisa, registrado no CNPq, liderado pela professora Alexandra Bujokas, nesse encontro, dará continuidade ao estudo de textos que abordam as linhas de pesquisa do grupo e que incluem mídia, educação, artivismo e pedagogia feminista. O livro da segunda reunião é o "Ensinando a transgredir", da acadêmica e ativista bell hooks (sic). Entre outros aspectos, hooks faz uma releitura de obras do pedagogo Paulo Freire, conectando suas ideias de educação dialógica com a abordagem feminista.

A reunião do dia 31 irá tratar de três temas inerentes à obra de hooks: a história pessoal como aporte pedagógico, o autocuidado como parte do desenvolvimento profissional e a importância de correr riscos e aceitar os erros na educação crítica.

Segundo professora Alexandra, as participantes serão convidadas a relatar situações em que se sentiram empoderadas e outras em que se sentiram oprimidas. Essas histórias pessoais serão o ponto de partida para discutir a pedagogia feminista e suas práticas nos diversos níveis da educação formal.

Participam professoras, alunas de graduação e pós-graduação da UFTM e convidadas externas. O grupo também estará aberto para professoras e estudantes da educação básica e universitária. Para participar, basta acessar o link: meet.google.com/sqz-dnfp-uvq

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imagem: org. evento