Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM tem propostas aprovadas no Programa de Mobilidade Virtual Internacional da Andifes
Internacionalização

Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 08h54

A UFTM teve três propostas aprovadas no edital para a primeira edição do Programa de Mobilidade Virtual Internacional lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes. O resultado foi divulgado para as instituições pelo Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES – CGRIFES. O programa prevê a oferta de cursos com duração de seis semanas por plataforma 100% digital. Os cursos serão realizados entre os meses de julho e agosto deste ano. As inscrições e matrículas serão feitas a partir do preenchimento de formulário eletrônico a ser disponibilizado pela Andifes a partir de 31 de maio de 2021.

A próxima etapa do processo consiste na elaboração do catálogo de oferta com os cursos selecionados para fins de divulgação a parceiros internacionais e aos membros das comunidades acadêmicas das IFES brasileiras. Neste catálogo, constarão as seguintes ofertas realizadas pela UFTM:

Nome do curso: Brazilian Zebu cattle, biotechnologies and advances in science
Professor ministrante: Andre Penido Oliveira
Língua em que será oferecido o curso: Inglês

Nome do curso: Biology and behavior of vectors transmitting tropical diseases in Brazil
Professor ministrante
: Wendell Sérgio Ferreira Meira
Língua em que será oferecido o curso: Inglês

Nome do curso: Conversação níveis básico e intermediário a partir de aspectos da cultura brasileira: preparação para o exame CELPE-BRAS (parte oral)
Professor ministranteJuliana Bertucci Barbosa e  Acir Mário Karwoski
Língua em que será oferecido o curso: inglês e português (variedade brasileira)

Sobre o Programa de Mobilidade Virtual Internacional da Andifes

De acordo com o edital do programa, os cursos serão oferecidos em língua estrangeira e prioritariamente às comunidades acadêmicas das instituições estrangeiras parceiras das IFES brasileiras. Os cursos serão oferecidos tanto a alunos, docentes e staff estrangeiros das universidades parceiras quanto a alunos, docentes e técnicos administrativos brasileiros, provenientes das instituições que aderirem à proposta.

O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição, não havendo processo seletivo para os candidatos aos cursos oferecidos. Alunos, docentes e técnicos administrativos brasileiros poderão se inscrever, desde que tenham vínculo comprovado com uma das instituições federais de ensino superior brasileiras.

Não haverá pagamento para inscrição nos cursos oferecidos pelo Programa. Ao final do Programa, tanto os participantes como os ministrantes serão certificados pela Andifes e pelas instituições proponentes dos cursos ofertados.

Na UFTM, a Assessoria de Cooperação Internacional -  ACI será a responsável pela coordenação das ofertas. Para o coordenador da ACI, professor Wendell Meira, a aprovação das propostas é uma grande oportunidade para a instituição, pois a UFTM constará em um catálogo com as universidades do país com as disciplinas ofertadas em idiomas estrangeiros. “No âmbito da UFTM, isso será muito importante, porque vai ser certamente um grande cartão de visitas da nossa universidade. Tendo em vista que sempre que vamos firmar parcerias internacionais as instituições questionam se ofertamos disciplinas em língua estrangeira. Acho que é um grande passo que a UFTM esta dando para mostrar algumas das ações aqui realizadas e certamente teremos a partir de agora um espectro muito maior de oportunidades e possibilidades de parcerias”, destacou o coordenador da ACI.

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.