Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aquisição de impressora 3D auxilia fabricação de peças para o Zebu Baja
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Aquisição de impressora 3D auxilia fabricação de peças para o Zebu Baja

Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 08h31

A equipe Zebu Baja UFTM conta com um novo aliado para construir protótipos. O professor Marcos Shimano, do departamento de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto de extensão, adquiriu recentemente uma impressora 3D por meio do Edital Nº 006/2019 – Programa Santos Dumont da Fapemig, para impressão de peças para os veículos Baja, usados também em competições.

A impressora é do tipo FFF (Fabricação por Filamento Fundido). São utilizados diferentes tipos de filamentos de materiais termoplásticos para impressão, mas os mais utilizados são o PLA, ABS e PET-G.

O equipamento produziu peças utilizadas de forma direta nos veículos, como caixa para proteção dos componentes eletrônicos e o suporte superior do Snorkel do motor (conhecido como Hood). O próximo projeto será o desenvolvimento de todo o painel do Baja em impressão 3D. “A impressora que chegou irá agilizar os projetos, mesmo que a impressão seja um processo demorado. Dependendo da peça e da precisão necessária, cada impressão pode demorar mais de 12 horas seguidas, e algumas podem demorar mais de 24 horas. Ainda assim, a impressão 3D possibilitou a criação de protótipos de forma muito mais rápida e com um custo muito menor”, explicou o coordenador.

Impressão 3D em expansão

A nova impressora veio somar a outro equipamento de impressão 3D que já trabalha no auxílio de pesquisas, ensino e até patentes na UFTM. Ambas são utilizadas, sob supervisão do professor Shimano, no Laboratório de Ensaios Mecânicos do Departamento de Engenharia Mecânica no ICTE, por docentes, técnicos e alunos da Instituição para desenvolvimentos de projetos. A mais antiga também foi adquirida por meio de projetos da Fapemig.

Entre os projetos desenvolvidos na UFTM, apoiados pela tecnologia de impressão 3D, estão produção de dispositivos biomecânicos (órteses, próteses, etc), impressão de modelos de ossos e estruturas a partir de tomografias, impressão de modelos de equipamentos para demonstrações em aulas práticas e desenvolvimento de modelos de peças para fundição. 

Alguns dos projetos de pesquisa têm o apoio do CNPq, por meio da chamada da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC, intitulada “Tecnologias inteligentes na formação educacional”, coordenada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, professor Carlo José Freire de Oliveira.

E há expectativa para mais uma aquisição. “Estou aguardando a Fapemig liberar o recurso financeiro do Edital Nº 001/2018 - Demanda Universal, de uma proposta que eu coordenei. Nesse último edital, será adquirida uma impressora 3D maior que irá possibilitar a impressão de peças maiores para ajudar nos projetos”, concluiu Shimano.

Fotos: Marcos Shimano

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página