Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de Extensão realiza teleatendimento a usuários de unidades de saúde com doenças crônicas
Extensão Universitária

Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 11h28

Os usuários da atenção básica em saúde de Uberaba, pessoas que frequentam ou frequentavam as unidades de saúde regularmente antes da pandemia e tiveram seus atendimentos interrompidos pelas medidas restritivas, estão sendo assistidos pelo Programa de Extensão Universitária da UFTM “Telessaúde para atenção integral aos usuários com doenças crônicas da Atenção Básica em Saúde de Uberaba – MG”.

Coordenado pela professora Juliana Martins Pinto, do Departamento de Fisioterapia Aplicada/UFTM e do Laboratório de Fisioterapia e Saúde Coletiva (LABFISCO/UFTM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas e Unidades Matriciais de Saúde e Ligas Acadêmicas de cursos da área da saúde, o Programa tem vigência até novembro deste ano, com possibilidades de renovação.

No momento, oferece teleatendimento por videochamadas às segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 8h30 aos idosos do Grupo Melhor Idade (GRUMI). Novos usuários estão sendo avaliados continuamente pelos membros da equipe, com perspectiva de mais opções de dias e horários, de acordo com a disponibilidade do usuário/participante e da equipe. Desse modo, os novos grupos serão montados.

A maior parte dos usuários possuem alguma das seguintes doenças crônicas: hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, asma, bronquite, sequelas de AVC, osteoporose, dor crônica, depressão e outros transtornos do humor.

A proposta consiste em oferecer, por telessaúde, informação e apoio à manutenção dos comportamentos saudáveis, prática de atividade física em grupo e individual, suporte socioemocional e encaminhamentos para a equipe de saúde de referência. Com isso, espera-se possibilitar a prevenção secundária de complicações em saúde relacionadas às doenças crônicas e promover maior qualidade de vida aos usuários em tempos de pandemia.

Além do público diretamente beneficiado pelas ações do projeto, os profissionais de saúde e gestores que atuam nas unidades de saúde são favorecidos com a possibilidade de reorganização do trabalho, otimização do tempo e dos recursos para atendimento dos usuários. Os gestores municipais terão à disposição informações e ferramentas que podem ser ampliadas para utilização na vigilância em saúde, assistência social, entre outras ações intersetoriais. “A reorganização das atividades de ensino relacionadas ao estágio supervisionado em Fisioterapia em Saúde Coletiva, realizado na Unidade Matricial Ézio de Martino, no bairro Jardim Boa Vista, foi necessária diante das recomendações oficiais sobre distanciamento social frente à pandemia de Covid-19. Essa reorganização permitiu aos alunos do curso de Fisioterapia da UFTM e ao docente responsável aprimorar e incorporar atividades de telessaúde, a fim de manter o vínculo e acompanhamento do estado de saúde e manutenção do bem estar dos usuários por meio de tecnologias de informação e comunicação que permitem o atendimento à distância, essa foi a principal motivação para a elaboração do programa”, explicou a coordenadora Juliana Martins Pinto.

O Programa veio num momento importante para apoiar o atendimento ao usuário com doença crônica que em razão das restrições impostas pela pandemia teve seu monitoramento rotineiro alterado por não comparecem às unidades de saúde. “Esse cenário favorece a agudização de condições crônicas antes controladas e predispõe os usuários às complicações como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, quedas, declínio da capacidade funcional, dependência e morte precoce, o que tende a sobrecarregar os hospitais e outros serviços secundários e terciários. Por isso, o teleatendimento proposto por nosso Programa se torna tão necessário nesse momento”, concluiu a docente.

Para mais informações, acesse a página do Programa no Instagram: @programatelessaude