Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão realiza Webconferência internacional nesta sexta-feira

Programa de extensão realiza Webconferência internacional nesta sexta-feira

Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 13h54

O Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM apresentará o terceiro encontro do Ciclo de Webconferências: "Ressignificações da educação social em tempos de crise: “O mundo não é. O mundo está sendo...” (FREIRE, 1996). Dessa vez, será um encontro Internacional do Ciclo, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 25 de junho, às 14h (horário de Brasília) e às 18h (horário de Portugal), com a apresentação da temática: “Conscientizar para transformar – a necessidade de radicalizar a intervenção educacional pós-pandêmica” pela professora Rosanna Barros, da Universidade do Algarve, Portugal.

De acordo com a professora Rosanna Barros, a conferência tem o intuito de discutir o legado político-filosófico da pedagogia-educação social freiriana e o legado dos direitos humanos enquanto marco jurídico e cosmovisão, defendendo que a prática sociocomunitária crítica e conscientizadora ganhou redobrada importância, na medida em que urge transitar para um outro modo de viver, produzir e trabalhar em sociedade, o que implica dissidências responsáveis como condição tanto para o alargamento dos territórios de cidadania social como para o refundar dos pressupostos com que se  interage com a natureza e a alteridade humanas.

A temática busca adentrar nas questões de responsabilidade social por parte dos grandes setores, ou seja, a pesquisadora faz uma verificação crítica a respeito das bandeiras, sobretudo as palavras de ordem que iludem e que não contribuem para uma certa camada da sociedade mundial. Dessa forma, será feita uma reflexão sobre os caminhos pedagógicos escolhidos e os cuidados necessários, principalmente para não adotar bandeiras ilusórias que não resolvem e não oferecem mudanças efetivas para as pessoas que vivem em ambientes de exclusão.

Conforme o professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e da Educação – Icene, coordenador do Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM, a webconferência representa um momento importante do Ciclo de Webconferência do Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM, haja vista que é primordial se refletir sobre situações contemporâneas e emergentes que a humanidade enfrenta para transformações reais. Nesse sentido, é necessário potencializar cada vez mais a discussão dos valores humanos e do descaso com políticas públicas de educação, além da exploração predatória da natureza e outros.

Serão tratados os tópicos: Pedagogia-Educação Social Crítica; Crise e Transformação Social; Globalização Justa e Direitos Humanos; Desenvolvimento não competitivo; Riqueza-Pobreza e Exclusão-Inclusão.

O evento será ao vivo, pelo Canal no YouTube SEMEC – TV ONDA - UFTM

Inscrições para webconferência no link: https://forms.gle/eCiedS72GyuGdLFK6

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Conheça o Programa de Extensão Universitária Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática nas redes sociais:

Instagram:  https://www.instagram.com/p/CMDvHqcl5-t/?igshid=oe5x0q7zrybf

Facebook:  https://www.facebook.com/programainterfacesuftm/