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Ensino

Projeto de ensino usa impressão em 3D para auxiliar na aprendizagem

Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 10h47

O projeto de ensino "Desenvolvimento e construção de modelos didáticos feitos em impressão 3D", coordenado pelo professor Marcos Shimano do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM irá apoiar o ensino durantes as aulas da UFTM. O objetivo principal será imprimir e montar modelos didáticos e protótipos de equipamentos, sistemas e dispositivos mecânicos para colaborar em demonstrações nas disciplinas práticas e teóricas. Primeiramente, visa disciplinas dos cursos de engenharia, mas o projeto pretende atender a  todos os cursos da Universidade que quiserem agregar a impressão 3D às aulas.

Os motores, as turbinas, os sistemas de refrigeração industrial e os sistemas de transmissão de veículos são exemplos de equipamentos e dispositivos utilizados nas indústrias e no cotidiano que são estudados no curso de Engenharia Mecânica. Em razão do alto custo de aquisição e manutenção, além de necessitarem de estruturas específicas para montagem, a maioria deles não existe nos laboratórios. “Portanto, a construção destes equipamentos e dispositivos em uma escala menor e de forma rápida e barata irá possibilitar aos professores mostrar aos discentes uma visão prática do funcionamento dos mesmos. Inicialmente, serão construídos apenas modelos e protótipos para o curso de engenharia mecânica, devido à minha formação, mas caso surjam demandas de outros cursos, será feita uma análise de viabilidade e poderão ser construídos os modelos para eles”, ressaltou Shimano.

 

modelos de peças de uma turbina usados na disciplina Máquinas Térmicas
Modelos de peças de uma turbina usados na disciplina Máquinas Térmicas

O Laboratório de Ensaios Mecânicos do Departamento de Engenharia Mecânica possui duas impressoras 3D adquiridas por meio de projetos da Fapemig, além de ter estrutura para desenvolver e construir os modelos didáticos propostos. Há previsão de ser adquirida mais uma impressora pelo edital Universal Fapemig-2018, projeto coordenado por Shimano, além de outras duas que serão construídas com recursos do CNPq por meio da chamada para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC, intitulada “Tecnologias inteligentes na formação educacional”, projeto coordenado pelo professor Carlo Oliveira.

“É consenso geral que o uso de modelos didáticos durante as aulas estimula a participação dos discentes, pois gera um diferencial durante as aulas, que deixa de ser puramente teórica e se torna mais prática. Com isso, melhores resultados são obtidos na formação do conhecimento, ensino e aprendizagem, tanto por parte dos discentes como dos professores”, concluiu Shimano.

Foto: Marcos Shimano/Arquivo pessoal

 

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