Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Simpósio de Educação Química da UFTM movimentou participantes de todo o país
Extensão Universitária

Simpósio de Educação Química da UFTM movimentou participantes de todo o país

Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 12h08

Realizado de 14 a 18 de junho, de maneira on-line, o VI Simpósio Mineiro de Educação Química movimentou os circuitos nacionais de extensão, pesquisa e ensino na área. Sob coordenação da professora Luciana Caixeta Barboza, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, foi realizado pela UFTM, sede Uberaba, com a colaboração do Campus Iturama e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba.

O Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ) é um evento bienal que busca reunir e fortalecer a interação e as discussões de pesquisadores da área de Educação em Química, buscando também discutir trabalhos de pesquisa e relatos de experiência com temáticas atuais. O tema do evento deste ano foi: “Por uma educação disruptiva no combate à desinformação”.

Durante o VI SMEQ, ocorreram 2 palestras, 3 mesas-redondas, 10 minicursos, 5 livros participantes em sessão de lançamento, apresentações teatrais, apresentação cultural, 24 sessões de apresentação de 185 trabalhos e a Conferência. As palestras, as mesas-redondas e o lançamento dos livros podem ser acessados no Canal do YouTube do VI SMEQ.

Segundo a professora Luciana, o VI SMEQ contabilizou 1.052 pessoas inscritas, sendo 260 estudantes da educação básica ou curso técnico; 234 estudantes de graduação; 99 estudantes de pós-graduação; 299 professoras e professores da educação básica; 83 professoras e professores do ensino superior ou do Ensino Básico Técnico e Tecnológico - EBTT e 23 pessoas que se inscreveram na categoria outros, além das professoras e dos professores convidados, discentes monitores e, também, a comissão organizadora, totalizando 54 pessoas.

O evento contou com participantes distribuídos por todo o Brasil, nas 5 regiões e de todos os estados do país.  "O momento foi relevante e oportuno porque possibilitou um amplo encontro on-line de estudantes, professores e pesquisadores, que discutiram, em escala nacional, e refletiram questões muito importantes e atuais da Educação Química”, finalizou a professora Luciana Caixeta.

ACESSE  conteúdos/vídeos produzidos no VI Simpósio Mineiro de Educação Química