Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja UFTM escolhe primeira mulher como capitã
Extensão Universitária

Zebu Baja UFTM escolhe primeira mulher como capitã

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 09h25

O número de mulheres que participa das equipes de extensão das engenharias está aumentando cada vez mais em meio a uma maioria predominantemente masculina, principalmente nos postos de capitão e de piloto. Nesse cenário de mudança, acaba de assumir a capitania da equipe Zebu Baja UFTM a discente Sofia Alves Leite, do 4°período do curso de Engenharia Mecânica.

Sofia entrou na equipe em abril de 2019 como membro do sistema de suspensão e direção. Em novembro de 2020, assumiu o cargo de diretora do sistema de suspensão e direção. “Após 10 anos de equipe e sucessivos capitães, é muito gratificante ser a primeira mulher a assumir esse cargo de capitania e representar uma crescente ascensão e inclusão das mulheres em áreas, que mesmo atualmente, são predominadas por homens. Espero que seja apenas início de uma história de mulheres como líderes dentro da equipe, e que reforce a importância e necessidade da nossa participação nesse meio. No momento, temos duas diretoras na gestão, mas ainda não tivemos pilotos mulheres”, afirmou a nova capitã.

Segundo o docente coordenador do projeto de extensão Zebu Baja UFTM, Marcos Shimano, a escolha por Sofia foi devido ao seu grande desempenho na equipe, desde na realização dos cálculos até na hora de colocar a "mão na massa". “Ela possui uma capacidade muito grande de organização, liderança e inteligência, que são características fundamentais para uma grande líder. Além disso, a equipe toda acredita e deposita nela toda a confiança, situação fundamental para o seu futuro dentro da equipe”, ressaltou Shimano. Atualmente, a equipe conta com 33 membros de diferentes cursos, dentre eles apenas seis são mulheres.

O objetivo principal da capitã é primeiramente liderar a equipe para conquistar a meta atual de estar entre as 20 melhores colocadas na Competição Nacional SAE Brasil de 2021. “Mas, como meta pessoal, pretendo conquistar esse objetivo trazendo para dentro da equipe pautas sobre a necessidade da equidade de gêneros e respeito às diversidades e minorias sociais. E, evidenciando a importância da inclusão desses grupos no processo de evolução pessoal e profissional de todos os membros da equipe”, determinou Sofia.

Devido ao cenário atual da Covid-19, que exige isolamento e distanciamento social, a equipe teve que adaptar o cronograma de projeto, fabricação e testes do veículo. “Atualmente, estamos focados em estudos teóricos, projetos e simulações por meio de softwares e organização interna da equipe, pois são atividades que conseguimos realizar remotamente. Estamos em uma fase de melhorias e correção de problemas do nosso protótipo atual, Z06, para melhorar o seu desempenho e torná-lo mais competitivo para a próxima competição. Entretanto, já começamos a elaborar um cronograma para discussão e elaboração das premissas e objetivos para o próximo veículo, Z07, que buscaremos aliar o alto desempenho, a leveza e a resistência”, informou a capitã.

Atualmente, está agendada a 27ª Competição Nacional Baja SAE, em agosto de 2021. Contudo, diante do cenário pandêmico, há possiblidade de adiamento para uma data em que a maioria dos estudantes estejam vacinados contra a Covid-19.

Shimano salientou que os integrantes que fazem trabalho presencial na oficina da UFTM onde está o veículo respeitam todos os regulamentos. Só podem ir no máximo dois membros por vez, evitando aglomeração, usam máscara, sempre lavam as mãos e usam álcool gel.

Fotos: Sofia Alves Leite/arquivo pessoal