Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Egressa da UFTM tem proposta de projeto científico premiada em curso internacional
Egressos

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 09h18

Uma proposta de projeto científico voltada ao tratamento do câncer de pâncreas, elaborada pela egressa do curso de Biomedicina da UFTM, Isadora Ferraz Semionatto, e por outros quatro doutorandos de diferentes países (África do Sul, Argentina e México e Reino Unido) conquistou o primeiro lugar no  Immuno-Colombia 2021, curso organizado pela International Union ofImmunologicalSocieties, Latin American andCaribbeanAssociation For Immunology e American CollegeofAllergy, Asthma&Immunology.

De acordo com Isadora, o curso reúne alunos de vários países que fazem doutorado, pós-doutorado ou são médicos nas áreas de reumatologia, alergia ou oncologia e tem como objetivo discutir temas relevantes da área de imunoterapia e novas abordagens imunoterapêuticas. O projeto, apresentado pela egressa e pelos doutorandos, intitulado “Como superar a disfunção de células CAR-T em tumores sólidos”, busca alternativas para o tratamento do câncer de pâncreas, um dos mais agressivos e difíceis de controlar. O projeto foi premiado com US$ 1.000. “A premiação em primeiro lugar foi muito gratificante. Foram dias de muito estudo e noites em claro para que esse projeto nascesse. Em um país onde a pesquisa e a ciência são tão desvalorizadas, ter conquistado esse prêmio me motiva a querer continuar "respirando" e vivendo a pesquisa”, ressaltou Isadora.

Vida acadêmica na UFTM

Isadora Ferraz Semionatto atualmente é doutoranda e realiza pesquisa sobre células tumorais no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM e na Unicamp, com bolsa da FAPESP e orientação Do professor Marcio ChaimBajgelman, pesquisador do CNPEM. Isadora ingressou na UFTM em 2010. Em 2013, foi selecionada no programa Ciências sem Fronteira e fez graduação sanduíche no Canadá, na Universidade de Toronto até o final de 2014, onde aprimorou o inglês e conhecimentos sobre Biotecnologia. Em 2015, voltou para a UFTM e se formou no curso de Biomedicina em agosto de 2016. Ao concluir a graduação, Isadora entrou direto no mestrado na Unicamp, realizando toda a parte prática do projeto de pesquisa no LNBio/CNPEM. Após o mestrado, ingressou no doutorado, também na Unicamp,  desenvolvendo a parte prática no CNPEM.

Isadora durante apresentação de trabalho de Iniciação Científica durante o período que cursava Biomecidina na UFTM (Foto: Arquivo pessoal/Isadora Ferraz Semionatto)

Durante a graduação na UFTM, Isadora participou de projetos de iniciação científica, monitoria, foi membro de diretório acadêmico e de organização de encontros mineiros de biomedicina. Para a egressa, a participação em projetos de iniciação científica e monitoria foram decisivos na vida acadêmica.  “Os projetos de iniciação foram decisivos para que eu seguisse na área acadêmica. Eles permitiram que eu vivenciasse o dia a dia do laboratório e tivesse contato com alunos de mestrado e doutorado. Aprendi várias técnicas que usei durante meu mestrado e uso até hoje no doutorado. Mas além da participação em projetos de iniciação científica, as aulas teóricas e práticas trouxeram uma grande bagagem de conhecimento amplamente utilizado no meu dia a dia no laboratório”, destacou a pesquisadora.

“Aos alunos que desejam seguir a carreira acadêmica, eu aconselho a não desistir. A caminhada na pesquisa é árdua e cheia de desafios. Nós, pesquisadores nos doamos por completo a nossa pesquisa. Muitas vezes passamos mais tempo dentro de um laboratório do que com a nossa família. Porém, a recompensa é imensa. Saber que estamos contribuindo positivamente na vida de alguém não tem preço.”, finalizou Isadora.

Com informações da Agência FAPESP

Notícia publicada:  https://agencia.fapesp.br/projeto-voltado-ao-tratamento-do-cancer-de-pancreas-conquista-premio-internacional-de-imunologia/36206/?fbclid=IwAR2d-uoSZ3DahYSLNKyxiJZ1_V8SgnBhjJzZv4W62AjoYHHjM1GO1LV59gY#.YNnsuA7m2mg.facebook

Fotos: Arquivo pessoal/Isadora Ferraz Semionatto