Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Boletim da Fiocruz alerta sobre novos cenários da pandemia
Início do conteúdo da página
Covid-19

Boletim da Fiocruz alerta sobre novos cenários da pandemia

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 09h49

A nova edição do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, publicada na última semana, alerta que o surgimento e o crescimento da presença de novas variantes de preocupação, como a Delta, acende um alerta. O estudo chama a atenção para o fato de que a pandemia ainda não acabou e novos cenários de transmissão e risco podem surgir. O boletim ressalta que o elevado patamar de risco de transmissão do vírus Sars-CoV-2 pode ser agravado pela maior transmissibilidade da nova variante e destaca a necessidade de combinar vacinação com o uso de máscaras, incluindo campanhas e busca ativa.

A análise confirma também a reversão no processo de rejuvenescimento da pandemia no Brasil. Novamente, as internações em leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde  - SUS e, principalmente, o número de óbitos concentram um maior número de idosos. 

Com base nos dados referentes às semanas epidemiológicas 29 e 30 (18 a 31 de julho de 2021), a avaliação  aponta  também que as incidências de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) ainda permanecem em níveis altos, muito altos ou extremamente altos no país. Tais níveis indicam transmissão significativa do vírus Sars-CoV-2, pois a maior parte dos casos de SRAG é referente a casos de infecção por Covid-19.

A proporção de casos de internações entre idosos, hoje em 37,5%, já esteve em 27,1% (SE 23, 6/6 até 12/6). No caso da proporção do número de óbitos — que, na mesma semana 23, esteve em 44,6% — o percentual está em 62,1%.  A análise ainda indica redução importante da proporção de internações nas faixas etárias de 50 a 59 anos e uma diminuição discreta na faixa de 40 a 49 anos. Os cientistas chamam a atenção de que qualquer conclusão sobre a mudança apontada no perfil da pandemia no Brasil ainda é precoce e deve ser acompanhada de perto nas próximas semanas. 

“É fundamental o esquema vacinal completo para todos os elegíveis, a fim de proteger contra os casos graves e óbitos por Covid-19, incluindo os relacionados à variante Delta, além da necessidade de ampliar e acelerar a vacinação”, afirmam os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo Boletim, que traz nesta edição recomendações fundamentais de medidas de proteção.

LEIA o Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz

Fonte: Fiocruz (matéria completa)

 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página