Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Ouvidoria da UFTM promoverá ações de orientação e informação
Ouvidoria - UFTM

Ouvidoria da UFTM promoverá ações de orientação e informação

Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 16h00

A Ouvidoria da UFTM e a Ouvidoria Setorial de Iturama, na atual representação, iniciou  uma série de atividades e ações. A meta inicial será dois vídeos informativos ao mês, com a previsão de ações também envolvendo convidados, pessoas que possam agregar informações sobre ouvidoria em geral. Segundo a ouvidora geral da UFTM, Eliana Cristina Rosa, é importante educacionalmente trazer, de forma leve, informações e curiosidades sobre a área de atuação da Ouvidoria.

A principal função de uma ouvidoria, segundo Eliana, é constituir um canal de expressão do usuário, atendendo às demandas com presteza e celeridade, sobretudo agora, em tempo de pandemia,  que  elevou consideravelmente a  necessidade  de ouvir as pessoas. “Estamos na era digital e a Ouvidoria da UFTM está trabalhando com o intuito de acelerar ou mesmo responder às demandas rapidamente, e buscamos continuar nos desenvolvendo rumo à excelência no atendimento aos usuários”, destacou a ouvidora.

No final de maio deste ano, foi divulgado o resultado final das eleições de ouvidor geral e setorial da UFTM. Foi eleita ouvidora geral da UFTM, Eliana Cristina Rosa; e, ouvidora setorial de Iturama, Fabiana Aparecida Hencklein, professora no Campus Universitário de Iturama.

Eliana é servidora da UFTM desde 2004, pertencente ao quadro técnico-administrativo, com atuação no HC/UFTM e em outros setores administrativos. Afirma que se propôs a ser ouvidora como maneira de reconhecimento a tudo que a instituição representa em sua vida profissional e pessoal. “A Ouvidoria da UFTM está de portas abertas para receber as demandas da comunidade. Em tempos de pandemia, muitos de nós estamos trabalhando de nossas casas. Assim, mesmo em casa, a ouvidoria está ativa e atuante para todos ”, finaliza.

Ouvidoria - Origem

A origem do que hoje se denomina "ouvidoria pública" remete à Suécia, quando, em 1809, foi criada a figura do Ombudsman., com o objetivo de receber e encaminhar as queixas dos cidadãos relacionadas a serviços públicos. O termo tem significado de "representante do povo". O Ombudsman era o funcionário responsável por receber críticas e sugestões da população, com a missão de agir no interesse da população junto ao parlamento. A primeira ouvidoria pública brasileira foi criada em 1986, no município de Curitiba. Desde então, e em especial desde a Promulgação da Constituição de 1988, as ouvidorias  públicas evoluíram rapidamente, sob o impulso das reivindicações populares por participação nas deliberações do Estado.

Assista ao primeiro vídeo produzido: “HISTÓRIA DAS OUVIDORIAS: COMO SURGIRAM?"

Contatos:

Fabiana Aparecida Hencklein - ouvidora setorial – Iturama: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.