Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campanha "Agosto Lilás" ocorre a partir desta semana
Extensão Universitária

Campanha "Agosto Lilás" ocorre a partir desta semana

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 08h07

Com o objetivo de promover um espaço para o diálogo sobre a violência contra a mulher no contexto universitário, o evento on-line “Agosto Lilás e Universidade: olhares sobre a violência contra a mulher” ocorrerá no decorrer deste mês de agosto.

Coordenado pela professora do Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Cristiane Paulin Simon, docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFTM, em parceria com a  Universidade de Uberaba, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Uberaba  e com o Centro Integrado da Mulher, também da Prefeitura Municipal de Uberaba, o evento ocorrerá no dias 17, 19, 24 e 26 de agosto, das 19h às 20h30, de maneira on-line, via plataforma Google Meet.

Segundo os organizadores, a temática da violência contra a mulher tem alcançado expressiva discussão no cenário nacional e internacional, sobretudo ao se observar o número de denúncias que vêm aumentando, com a violência ocorrendo tanto em lugares públicos como em lugares privados com maior incidência no ambiente doméstico.

Com a Lei Maria da Penha a  - LMP, Lei nº 11.340/2006, que inaugurou um grande avanço em termos de judicialização, alguns programas e serviços já são realizados no Brasil, mas poucas pessoas sabem como funcionam e quais são os seus objetivos. Cuidar do “agressor”? Abrandar medidas punitivas? Compreender a sua trajetória de vida e ouvir as suas narrativas? É possível recuperar o autor da violência? Essas e tantas outras perguntas que permeiam o imaginário social merecem atenção e reflexões que abracem os mais diversos setores da Rede, como saúde, segurança pública, assistência social, entre outros.

O evento é aberto para discentes em geral do ensino superior das universidades do município de Uberaba. É necessário efetua inscrição, preenchendo o FORMULÁRiO DE INSCRIÇÃO

"AGOSTO LILÁS" - LEIA MARIA DA PENHA

O movimento "Agosto Lilás" foi criado em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, de 7 de agosto de 2006,  que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Tendo sido essa lei uma conquista das mulheres na luta contra a violência, durante o mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o “Agosto Lilás” que  tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais.

É um convite à reflexão e conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Tem ainda como objetivo mostrar os indicativos de um relacionamento agressivo e divulgar para a sociedade as várias formas que denunciam as situações em que a mulher corre o risco de ser vítima da violência, bem como os meios para que sejam feitas as denúncias. A Campanha Agosto Lilás faz parte do calendário fixo do Centro Integrado da Mulher e todo ano em agosto são feitos trabalhos de conscientização da sociedade nessa luta. Tem ações que vão da conscientização à denúncia, mobilizando e despertando na sociedade o quanto importante é coibir todas as formas de violência contra a mulher.

Créditos/arte-imagem: Mariana Coelho Silva