Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM e Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba assinam termo de cooperação
Convênio

Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2015, 07h12

Termo de Cooperação irá possibilitar a execução de programas e projetos (Foto: Edmundo Gomide/UFTM)

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e a Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba assinaram na manhã desta sexta-feira, 18, um termo de cooperação técnica, científica, cultural e de saúde. O Termo tem como objetivo o desenvolvimento e a execução de programas e projetos de cooperação técnica e o intercâmbio em assuntos educacionais.

Participaram da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação a reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões; o presidente da Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba, Irizon Amaral de Arantes; o pró-reitor de Ensino substituto, José Gustavo Coelho; o superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM,  Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende; o presidente do Rotary Club de Uberaba, Arlindo Felix Costantin; e o presidente da Funepu, José Eduardo Reis Felix; além de membros da comunidade.

De acordo com o Termo, a cooperação entre as duas instituições poderá ser realizada de diversas maneiras: na forma de intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas; no desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão universitária; no intercâmbio de técnicos e membros pertencentes às instituições para atuarem nas atividades acordadas e no uso conjunto das bibliotecas, laboratórios, ambientes de ensino e locações de ambas as instituições, sendo a utilização condicionada à disponibilidade dos espaços e seguindo as normas internas de cada uma das instituições.

Para a reitora da UFTM, a parceria entre as instituições reforça o papel social da UFTM. “Entendemos que é uma experiência muito rica e importante para a Universidade quanto à missão de formar profissionais e também desenvolver assistência, extensão e pesquisa. A gente vê a Escola Dulce de Oliveira como um grande campo para a realização de todas essas atividades. Estamos felizes com esse momento. Abriu um novo campo para a Universidade para que a gente possa estender um trabalho que é realizado aqui na UFTM para a Escola Dulce de Oliveira", destacou a reitora.

O presidente da Associação Dulce de Oliveira acredita que com a assinatura do termo haverá novas possibilidades. "Gostaria de agradecer e reconhecer o papel da Universidade Federal do Triângulo Mineiro no atendimento às necessidades da comunidade. Tenho certeza de que a expectativa de nossas crianças é muito grande. Temos que reconhecer esse trabalho da UFTM", afirmou Irizon.

Para o superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM, o Termo irá expandir o atendimento da Instituição. "Nós já aceitamos o desafio como Universidade. Com a assinatura do termo podemos levar algumas unidades que são necessárias e começar a trabalhar lá", finalizou.

A execução dos programas e projetos conjuntos será concretizada por meio da elaboração e aprovação pelas duas instituições de projetos específicos que serão formalizados através de termos aditivos. O Termo terá vigência pelo período de cinco anos podendo ser alterado ou renovado de comum acordo entre as instituições.