Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Material com fósseis chega a Peirópolis para análise e pesquisa
Início do conteúdo da página
Peirópolis

Material com fósseis chega a Peirópolis para análise e pesquisa

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 08h01

Na manhã do último dia 14 de outubro, quinta-feira, chegaram ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP dois blocos grandes, um de calcário e arenito, contendo fósseis de dinossauros, e um outro com fragmento de dente.

Chegada de material para análise e pesquisa ao CCCP - Peirópolis

 

Segundo a diretora do CCCP, Stela Mariana de Morais, esse material é proveniente da mineração de calcário que fica com um ponto de extração e moagem à esquerda da Rodovia BR – 050, a aproximadamente 50 quilômetros da área urbana de Uberaba sentido Uberlândia. O material foi entregue por Paulo César Silva Macedo, técnico em paleontologia da empresa Geopac Consultoria Ambiental Ltda, e recepcionado pela diretora do CCCP, acompanhada por servidores e funcionários. O próximo passo, segundo ela, é a retirada dos fósseis dos blocos para pesquisa.

Conforme análise técnica prévia, o material é constituído por rochas fossilíferas semelhantes às rochas encontradas na mesma camada geológica onde são explorados os fósseis em Peirópolis, denominado Formação Marília, que é datada entre 70 e 62 milhões de anos atrás. Essa mesma camada geológica é portadora de fósseis importantes como o Uberabatitan Ribeiroi, Uberabasuchus terrificus, Uberabatrachus Carvalhoi, Peirossauros Tormini, Itassuchus Jesuinoi, Cambaremis Langertoni e vários outros fósseis que compõem a paleobiota do cretáceo continental brasileiro na região do Triângulo Mineiro.

 

Foto: fragmento de dente

 

Ainda conforme Stela, Uberaba conta com uma lei de geoconservação atuante. Essa lei prevê que toda e qualquer área dentro do território de Uberaba, ou seja, dentro do território do Geoparque Uberaba, entre os 4.500 quilômetros quadrados, em que houver potencialidade paleontológica, o empreendedor tem que contratar um especialista para fazer um diagnóstico. E se esse diagnóstico apontar que há uma possibilidade de se encontrarem fósseis, o empreender é obrigado a contratar uma empresa, ou fazer uma associação com uma universidade, para que se faça o programa de monitoramento e salvamento. “Assim, esse fóssil que chegou hoje é resultante desse programa de monitoramento e salvamento paleontológico que já rendeu fósseis importantíssimos”, destacou.

Com trabalhos como esse, o CCCP, por meio do Centro de Pesquisas Paleontológicas Leweelyn Ivor Price, tem feito as ações a que ele se propõe, que é realizar pesquisas, coletar, preparar e estudar os fósseis, dar publicidade a esses achados fomentando publicações científicas e depois expondo material encontrado na mostra do Museu dos Dinossauros do CCCP, consolidando suas ações, entre elas a incrementação do turismo local.

 

Fotos: Stela M. de Morais //fragmento de dente (Elioenai Amuy)

        

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página