Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fiocruz lança plataforma de filmes e documentários sobre Saúde
Filmes

Fiocruz lança plataforma de filmes e documentários sobre Saúde

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 09h42

A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, por meio da VídeoSaúde Distribuidora, lançou a sua plataforma de filmes, que é vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação em Saúde Icict/Fiocruz. Segundo os organizadores, o projeto vem sendo desenvolvido há mais de um ano pela equipe da VideoSaúde e pretende oferecer novas formas de acesso ao acervo do setor, cumprindo diretrizes apontadas pelas políticas de comunicação e divulgação científica da Fiocruz.

A plataforma inicialmente já conta com 115 filmes sobre diferentes temas dos campos da saúde e da ciência, de biografias e animações a direitos humanos e doenças negligenciadas, de história da ciência e da saúde à saúde da mulher e da criança, entre outros temas relacionados. Também apresenta 60 versões das produções com recursos de tradução em Libras e audiodescrição, além de filmes com legendas em cinco diferentes línguas além do português. São produções próprias ou realizadas em parcerias, ou de instituições e realizadores parceiros que integram o acervo da VideoSaúde.

O projeto também foi concebido numa perspectiva de comunicação integrada, em que cada filme apontará links para outros conteúdos da Fiocruz, principalmente da Editora Fiocruz, Canal Saúde, revista Radis, Portal e Agência Fiocruz de Notícias.

Segundo os organizadores, atualmente a VideoSaúde conta com mais de nove mil registros audiovisuais, compondo um dos principais acervos em saúde da América Latina. O material está em disponível para consulta no Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde e pelo Repositório Institucional Arca. Mantém parcerias para exibição do acervo com diferentes canais de televisão públicos e educativos, como TVE Bahia, Canal Saúde e Futura.

Conheça a Plataforma de Vídeos da VideoSaúde: https://videosaude.icict.fiocruz.br/

Fonte: Ascom/Icict/Fiocruz