Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Vídeo da Liga de Anestesiologia orienta pacientes do HC no pré-operatório
Extensão Universitária

Vídeo da Liga de Anestesiologia orienta pacientes do HC no pré-operatório

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 09h34

O projeto de extensão universitária “Orientações pré-anestésicas por meio de mídia direcionado a pacientes em contexto pré-operatório”, da Liga Acadêmica de Anestesiologia da UFTM, coordenado pelo professor Luciano Alves Matias da Silveira, já ajudou cerca de 200 pacientes em contexto pré-operatório do Hospital de Clínicas de Uberaba.

Foi produzido um vídeo com uma animação lúdica e divertida para relembrar as orientações passadas durante a consulta com o médico anestesista. O vídeo é enviado ao número de telefone de contato fornecido pelo paciente. “É também um meio de consulta caso o paciente se esqueça de alguma informação. Assim, ele se sente mais envolvido com a equipe e o procedimento que realizará, possivelmente ficando mais tranquilo”, explicou Ludmila Fonseca Ruy, discente da UFTM e uma das coordenadoras da Liga. O projeto teve início em junho e termina em novembro deste ano.

Orientação x Ansiedade

De acordo com a Liga Acadêmica de Anestesiologia da UFTM, a informação transmitida no pré-operatório é conhecida por reduzir de modo significativo a ansiedade do paciente antes da cirurgia. Além disso, as instruções e explicações dadas pelo médico anestesista a respeito de como a cirurgia se dará são consideradas formas a humanizar o cuidado na pré-intervenção cirúrgica.

“Entretanto, apesar das inúmeras vantagens da consulta pré-anestésica sobre os aspectos psicológicos e físicos dos pacientes, estes acabam sendo bombardeados com várias informações e muitas vezes não conseguem assimilar tudo de maneira eficiente, principalmente diante das incertezas e dúvidas do processo perioperatório”, ressaltou o docente coordenador do projeto.

Considerando o atual contexto de pandemia e consequente crescimento na utilização de tecnologias digitais, a Liga acredita que o uso destes meios seja uma alternativa viável e prática para facilitar o contato entre os profissionais da saúde e pacientes. “Diante disso, a coordenação da Liga Acadêmica de Anestesiologia,  juntamente ao professor orientador, propôs o desenvolvimento de uma animação em vídeo para reforçar as informações repassadas na avaliação pré-anestésica e sanar dúvidas comuns aos pacientes, na tentativa de reduzir a ansiedade pré-operatória e contribuir para uma melhor experiência anestésico-cirúrgica”, concluiu Ludmila.