Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > I Simpósio Internacional Adolescências e Contemporaneidade está com inscrições abertas
Adolescência

Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 08h37

De 26 a 27 de novembro, pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições de educação superior promoverão junto à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e ao Núcleo de Pesquisa em Saúde e Sociedade - Nupess, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, o “I Simpósio Internacional Adolescências e Contemporaneidade: múltiplos olhares”.

Segundo os organizadores, o evento reunirá profissionais pesquisadores da rede de proteção às adolescências de São Carlos - SP e Uberaba - MG e profissionais brasileiros e de outros países com o objetivo de refletir sobre questões contemporâneas que têm impactado a vida de adolescentes, população ainda mais negligenciada em tempos de pandemia.

O evento, on-line e que ocorrerá por meio do YouTube e Google Meet, ainda contará com a submissão de resumos para participação das Rodas de Conversa acerca dos temas do Simpósio.

Segundo os organizadores, o Simpósio se justifica devido ao reconhecimento de que o segmento populacional adolescência tem sido negligenciado em seus direitos de cidadania, sobretudo em tempos de pandemia. Dessa maneira, parte-se do reconhecimento empírico de que o “Adolescer” é um processo que, para além de biopsíquico, se reveste de influências culturais, sociais, econômicas, políticas e ambientais. Assim, trazer à tona essa pluralidade sob a forma de um Simpósio revela que “Adolescer’, com garantia de desenvolvimento integral, conforme apregoa o Estatuto da Criança e do Adolescentes e documentos, como da Unicef e Unesco, deve ser permeado por garantias jurídicas, políticas, econômicas e sociais que os coloquem à salva de quaisquer infidelidades dos meios onde constroem suas adolescências.

Ainda conforme os organizadores,  a parceria entre a UFTM e a UFSCar na elaboração e realização do Simpósio Internacional promoverá uma intensa troca de saberes, metodologias, construção de estratégias para promoção da saúde de adolescentes em ambas as cidades, fomentando ensino, pesquisa e extensão.

As inscrições, gratuitas, poderão ser realizadas até 25 de novembro, sendo necessário o preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O período de submissão de resumos será até 7 de novembro de 2021. Para conhecer regras, template e procedimentos de envio, ACESSE o site do evento.

Para mais informações, acesse o “I Simpósio Internacional Adolescências e Contemporaneidade: múltiplos olhares” no @Instagram   e   no   @Facebook