Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM abre seleção para o Programa de Mobilidade Internacional Discente
Internacionalização

UFTM abre seleção para o Programa de Mobilidade Internacional Discente

Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 09h29

A UFTM abre processo seletivo para o Programa de Mobilidade Internacional Discente da UFTM 2021. O Programa tem por objetivo possibilitar aos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior com as quais a UFTM mantém acordos de cooperação.O bolsista deverá realizar o seu programa de mobilidade no segundo semestre de 2022.

Serão disponibilizadas três bolsas-auxílio, sendo que, para cada uma a UFTM pagará, em reais, a quantia de R$ 13.000,00.

As vagas são divididas entre as seguintes áreas de conhecimento:

- 1 vaga para Ciências Biológicas e da Saúde

- 1 vaga para Ciências Exatas e da Terra

- 1 vaga para Ciências Humanas e Sociais

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:

a) ser maior de 18 anos;

b) estar regularmente matriculado e com frequência regular em um dos cursos de graduação da UFTM durante todo o processo de seleção e durante todo o período de realização do programa;

c) possuir Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 8,0;

d) ter integralizado, no momento da inscrição, no mínimo 40% e no máximo 80% da carga horária total do curso;

e) não ter sido bolsista de qualquer programa de mobilidade internacional selecionado pela UFTM.

As inscrições serão realizadas no período de 16 a 21 de novembro de 2021, por meio eletrônico, com o envio de documentação para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A documentação comprobatória do Currículo Lattes pode ser salva no Google drive e enviado o link de acesso ao e-mail da aci: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A seleção dos candidatos será realizada em três etapas.

Primeira etapa: análise da documentação apresentada pelo candidato quanto ao cumprimento dos requisitos. Serão eliminados os candidatos que não atenderem tais requisitos. A listagem de deferimento das inscrições estará disponível no sítio eletrônico da Assessoria de Cooperação Internacional (http://www.uftm.edu.br/aci), no dia 1º de dezembro de 2021.

Segunda etapa: nota do Coeficiente de Rendimento Acadêmico multiplicada por 10, totalizando 100 pontos.

Terceira etapa: análise do Currículo Lattes, onde serão distribuídos 100 pontos, conforme critérios do edital.

O resultado será divulgado no sítio eletrônico da ACI no dia 15 de dezembro de 2021.

Para mais informações acesse a página do edital: