Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Graduação em Enfermagem comemora 27 anos
Início do conteúdo da página
Evento

Graduação em Enfermagem comemora 27 anos

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2015, 07h30
CGE presta homenagem à primeira coordenadora

O Centro de Graduação em Enfermagem da UFTM realizou na tarde de quinta-feira, 26, cerimônia em comemoração aos 27 anos do Curso, que foi criado e autorizado pelo Decreto nº 97.081, de 21 de novembro de 1988, sendo o ingresso da primeira turma aconteceu no ano de 1989.

Para marcar a data, a Sala de Reuniões do Centro de Graduação em Enfermagem recebeu o nome da primeira coordenadora do Curso, durante o período de 1989 a 1996, professora Maria Lúcia Cardoso dos Santos.

Coube à professora Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves, fazer o relato sobre a homenageada. “Hoje estamos aqui para brindar a vida... em especial a vida, a trajetória da nossa saudosa Maria Lúcia. Mulher,  mãe, esposa, enfermeira, forte, determinada e motivada”, relembrou.

“Acreditou, persistiu, desafiou, confiou. Uma mulher corajosa, destinada e desbravadora, com o foco voltado para construir uma Enfermagem pautada em princípios e conhecimentos”, afirmou citando palavras da professora: “... porque uma Escola só cresce com a gente fazendo pós-graduação. Porque a pós-graduação não é só aprender, é se abrir de dentro de um curso. É aumentar conhecimento para todos os lados”.

Maria Lúcia venceu o desafio de implantar três cursos de Enfermgem. Em São Carlos onde, após dez anos de trabalho, deixou em funcionamento a Especialização. Em Uberaba, numa tradicional Faculdade de Medicina, permanecendo onze anos na UFTM e, em seguida,  recebeu o convite para implementar o curso em Diamantina, relembrou Jurema.

Maria Lúcia, enfermeira, professora, poetisa, escritora, membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto, manteve sua ligação com a Universidade, e sempre se fazia presente nos eventos científicos e datas comemorativas. E, por várias vezes, foi homenageada. O Centro Acadêmico do Curso leva o seu nome. Há dois anos, a professora  esteve pela última vez na UFTM para participar das comemorações do Jubileu de Prata da Graduação em Enfermagem, em 14 de novembro de 2013. Maria Lúcia faleceu em 8 de fevereiro de 2014, em Ribeirão Preto.

Lembrança e emoção

A placa foi descerrada pela reitora Ana Lúcia, pelo coordenador do Curso de Enfermagem, professor Ricardo Jader Cardoso, e por Pedro Fernando Cardoso, filho da professora Maria Lúcia.

Lembranças e emoção marcaram os pronunciamentos. Pedro Fernando falou da Maria Lúcia, mãe. “Ela sempre me acompanhou, esteve presente na minha vida de forma muito intensa. E com a sensibilidade que tinha de ver o mundo, ela conseguiu dar para a gente orientações maravilhosas no decorrer da nossa vida, sempre nos apoiando, sempre ao nosso lado. Foi uma mãe carinhosa, dedicada. Eu não sei onde ela arrumava tempo, porque era uma pessoa com muitos afazeres, profissionais e socialmente, mas ela estava sempre presente na nossa vida. Foi uma mãe maravilhosa, querida, uma pessoa que eu tenho uma saudade enorme, testemunhou Pedro Cardoso, agradecendo à Coordenação do Curso de Enfermagem, aos professores e alunos a homenagem. “Estou muito honrado e feliz de representar a Maria Lúcia neste momento”.

Ao reunir docentes, técnico-administrativos, colaboradores, discentes de Enfermagem e demaiscursos, amigos e as lembranças deixadas aqui por alguns que já não se encontram neste plano para comemoramos 27 anos de existência do Curso de Graduação em Enfermagem, afirmou o professor Ricardo que agradeceu a todos pela presença, bem como o apoio neste primeiro da gestão 2014-2016, sob sua coordenação e da professora Marina Resende.

Ressaltou, ainda, os pilares e os princípios que mantêm forte e presente o Curso. “Prezamos pelos princípios e valores, tais como: ética, transparência, qualidade, comprometimento, integridade, eficiência, objetividade, colaboração, respeito, inovação, trabalho em equipe e sustentabilidade”.

E ao falar da homenagem à professora Maria Lúcia, “quero aqui destacar uma figura com uma história de luta, de sonhos, desafios e realizações ao longo dos últimos 50 anos”. E ao reconhecer “todo esse envolvimento, dedicação e trabalho árduo, é que o CGE resolve prestar uma simples e singela homenagem a esta professora conhecida e reconhecida como uma figura de destaque na enfermagem, dando seu nome à Sala de Reuniões”, falou emocionado.

 O coordenador Ricardo agradeceu aos departamentos DEAH e DEESC pela aprovação da proposta, ao Pedro Fernando pela presença em Uberaba e aos “que com uma visão científica e segura, no passado e no presente, empenharam-se para o engrandecimento da Enfermagem na nossa região e aos que têm contribuído para que ensino superior de enfermagem tenha um espaço de aprendizagem que vai de encontro aos desafios da atualidade e do futuro”, finalizou.

Para o Memorial que está sendo montado pelo CGE, Pedro Fernando fez a doação de um par de óculos que pertenceu à professora Maria Lúcia, uma insígnia do Lions Clube, um broche, que ela sempre usava para prender um lenço, e um exemplar do livro “No oblíquo da intensidade”.

Em comemoração a um ano da gestão 2014-2016, a galeria dos Coordenadores do CGE recebeu a foto do professor Ricardo Jader, atual coordenador.

Coragem e bravura

“É uma grande emoção participar desse momento”, afirmou a reitoria Ana Lúcia, que é enfermeira, docente do Curso, do qual foi coordenadora no período de 2005-2010.

Durante sua fala, a reitora agradeceu a oportunidade de vir para a Instituição e integrar oCurso de Enfermagem como docente, para o qual veio “pelas mãos do professor Ricardo Jader”, com o apoio da professora Maria Lúcia. “Eu era enfermeira no Centro de Terapia Intensiva do Hospital e acompanhava os alunos que o Ricardo levava para estágio supervisionado. E a partir deste contato veio convite”, relembrou.

Ao fazer alusão a uma passagem bíblica que diz que “uma semente quando cai em solo fértil precisa morrer para germinar para que nasça uma árvore esplendorosa e dê bons frutos”, falou dos seus sentimentos.

“A professora Maria Lúcia Cardoso dos Santos veio para criar um curso numa época em que nossa região, não só Uberaba como todo Triângulo Mineiro, tinha uma escassez muito grande de enfermeiros. Havia uma grande demanda que era atendida por profissionais formados em outras áreas. Muitos dos que estamos aqui, viemos de outras localidades para atender a essa demanda”, relembra.

 
Professora Maria Lúcia durante solenidade de inauguração da
Galeria de Coordenadores do CGE, em novembro de 2013

Com toda a sua coragem, sua bravura, ela fez com que esse Curso, que nasceu em meio a um Curso de Medicina, tradicional, conceituado, também pudesse trilhar pelos caminhos da excelência, do comprometimento com a qualidade de uma assistência digna para a população, com a formação de profissionais capazes de atuar, intervir nos problemas que a população que depende dos nossos cuidados tem.  Ela nos ensinou o caminho das pedras, o que a Enfermagem de Uberaba precisaria trilhar para chegar aonde chegamos. Chegamos a ser reconhecidos como o melhor curso do Brasil. Na avaliação do Ministério da Educação, a graduação em Enfermagem foi avaliada como o melhor curso e obteve as maiores notas. Não tenho de dúvida que isso também é reflexo da semente que a Maria Lúcia plantou, pontuou a reitora.As dificuldades vencidas também foram lembradas. “O estímulo, o envolvimento, a condição tão pequena naquele momento com poucos professores efetivos, a grande maioria substitutos. Mas foram dificuldades que não nos impediram de avançar no propósito de ter uma Enfermagem forte, reconhecida, consolidada”, relembrou.

E ao final deixou uma mensagem para as pessoas que estão chegando ao Curso, aqueles “que não conhecem grande parte dessa história ou que conhecem de ouvir dizer, que não a viveram como os mais antigos dessa casa, a gente deseja que esse desenho de Enfermagem que a professora Maria Lúcia deixou para nós continue a ser seguido”.

 

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Enfermagem , aniversário , 27 anos
Fim do conteúdo da página