Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia: inscrições prorrogadas
Prêmio

Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia: inscrições prorrogadas

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 13h56

Estão abertas até o dia 4 de março de 2022 as inscrições para o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia – Edição 2021. O Prêmio é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL  - RECyT e dos organismos de Ciência e Tecnologia dos países membros e associados ao Mercosul, com promoção do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil - MCTI.

O tema desta edição é Tecnologia Assistiva, ou ajuda técnica em produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que tenham por objetivo promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, de acordo com o disposto no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Como nas edições anteriores, a edição 2021 do Prêmio possui cinco categorias. A primeira, Iniciação Científica, modalidade individual ou equipe, é direcionada para estudantes do Ensino Médio e Técnico, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos, regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, que tenham menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade até a data do encerramento das inscrições, independentemente de haver prorrogação. Em caso de equipe, esta poderá ser composta por até 5 (cinco) integrantes de um ou mais países membros ou associados do MERCOSUL, incluindo o autor principal.

A segunda categoria, Estudante Universitário, é uma modalidade individual, para estudantes que estejam frequentando cursos de graduação em instituições de ensino superior e pesquisa e não tem limites de idade.

A terceira categoria, Jovem Pesquisador, também é modalidade individual, para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham no máximo 35 (trinta e cinco) anos até a data do encerramento das inscrições, independentemente de haver prorrogação.

A quarta categoria, Pesquisador Sênior, é modalidade individual, para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham 36 (trinta e seis) anos de idade ou mais até a data do encerramento das inscrições, independentemente de haver prorrogação.

A quinta e última categoria, Integração, é uma modalidade direcionada apenas a equipes formadas por graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores, sem limite de idade. Nesta categoria, a composição da equipe deverá ser representada, necessariamente, por, no mínimo, dois integrantes de diferentes países membros ou associados do MERCOSUL, até o limite de dez participantes, incluindo o autor principal.

Além de certificado e publicação do respectivo trabalho em livro, os ganhadores do Prêmio serão contemplados com premiação em espécie, de acordo com cada categoria. Os valores vão de R$ 15 mil a R$ 45 mil. Valores correspondentes a impostos e taxas poderão ser descontados do valor da premiação, segundo os organizadores. Os contemplados com Menção Honrosa em todas as categorias receberão certificados e terão seus trabalhos publicados em livro. Segundo o cronograma previsto em Edital, a divulgação do resultado ocorrerá  até 19 de agosto de 2022.

Mais informações sobre procedimentos para inscrição, documentação, demais normas e prazos, interessados deverão acessar e ler os documentos norteadores na página do prêmio, disponível no link: http://www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct/inicial

Fonte: CNPq (matéria completa)