Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Provas do Celpe-Bras começam hoje
Internacionalização

Provas do Celpe-Bras começam hoje

Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 08h13

*As provas para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras 2021 serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, em 95 postos aplicadores, sendo 37 no Brasil e 58 no exterior. Ao todo, são 1.548 estrangeiros inscritos para fazer o exame no Brasil e 3.432 no exterior. Os participantes serão avaliados por meio de provas oral e escrita.

Conforme já noticiado, a UFTM é um dos postos aplicadores da prova no Brasil desde 2019, coordenado pela professora Juliana Bertucci Barbosa (Departamento de Linguística e Língua Portuguesa/IELACHS) com apoio e parceira do Núcleo de Línguas (NucLi) e Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) da UFTM.

A fim de auxiliar os inscritos na preparação para as provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep disponibiliza, em seu portal, cadernos de tarefas comentadas. O material conta com textos reais, produzidos por participantes da última edição do exame, o que possibilita observar os critérios de avaliação utilizados no exame e os comentários pedagógicos, com as justificativas da nota atribuída a cada texto. Além dos cadernos, também ficam disponíveis áudios, vídeos e provas de edições anteriores. Todo o material é gratuito.

Celpe-Bras

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o único meio oficial brasileiro para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação - MEC e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, além de outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

ACESSE a Página do Celpe-Bras no Inep

Fonte: Ass. de Com. Social do MEC com informações do Inep