Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fósseis dos estados do Pará e do Tocantins são depositados no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis
Início do conteúdo da página
Peirópolis

Fósseis dos estados do Pará e do Tocantins são depositados no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 14h41

Foi recebido pelo Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP, na última terça-feira, 30 de novembro de 2021, espécimes fósseis coletados neste ano, dentro do Programa de Resgate e Conservação do Patrimônio Paleontológico, provenientes das Linhas de Transmissão 500kv Xingu - Serra Pelada; Serra Pelada – Miracema; Serra Pelada – Itacaiúnas; Subestação Serra Pelada; e ampliações das subestações Xingu, Miracema e Itacaiúnas, localizado nos estados do Pará e Tocantins.

Segundo informações da diretora do CCCP, Stela Mariana de Morais, este programa ambiental foi executado pela empresa de paleontologia GeoPac Consultoria Ambiental, por meio de técnicos em paleontologia, coordenados pelo especialista Paulo César Silva Macedo, como parte de um processo legal previsto pela Agência Nacional de Mineração ANM e IBAMA para proteção do patrimônio paleontológico nacional.

“Todos os fósseis resgatados estão inseridos no contexto geológico da Bacia Sedimentar do Parnaíba, em especial provenientes da Formação Pimenteiras, que retrata um paleoambiente marinho datado do período Devoniano com idade aproximada de 400 milhões de anos”, destacou o geólogo do CCCP, Luiz Carlos Borges Ribeiro.

Os achados paleontológicos mais recorrentes nesta formação geológica são atribuídos a invertebrados. Geralmente são encontrados: trilobitas, ostracodes, braquiópodos, biválvios, gastrópodos, conulariídeos, tentaculídeos, hiolitídeos e escolecodontes, podendo ainda conter peixes e restos vegetais. “No empreendimento em questão, foram identificados braquiópodes diversos, biválvios e icnofósseis. Esses representam as atividades comportamentais dos organismos, como locomoção, alimentação e habitação”, declarou Francisco Macedo Neto, paleontólogo da empresa Geopac.

Todos os fósseis deverão ser inseridos na coleção do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis CCCP/PROEXT/UFTM. Depois de tombados na coleção serão avaliados por especialistas para se ter uma melhor percepção de suas relevâncias científicas. Caso algo inédito apareça, poderá ser objeto de publicação científica e divulgação nas exposições do Museu dos Dinossauros do CCCP, promovendo o Geoturismo e, por conseguinte, implementando as ações de consolidação do Geossítio Peirópolis do Projeto Geopark Uberaba – terra de gigantes, no qual a UFTM está entre as quatro instituições gestoras.

Dúvidas ou mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Foto: divulgação/UFTM

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página