Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa Interfaces encerra webconferências de 2021 com o tema cultura popular

Programa Interfaces encerra webconferências de 2021 com o tema cultura popular

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 15h33

* O Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM apresentará o último encontro de 2021 do Ciclo de Webconferências: Ressignificações da educação social em tempos de crise: “O mundo não é. O mundo está sendo...” (Freire, 1996). O encontro do Ciclo de Webconferência ocorrerá na sexta-feira, dia 3 de dezembro, às 19h, com a apresentação da temática: “Sobre o(s) Conceito(s) de Cultura Popular” que será proferida pelo professor Francisco Cláudio Alves Marques, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus Assis.

De acordo com o professor Francisco, a conferência tem o intuito de discutir a respeito de cultura popular. O pesquisador desenvolveu seu pós-doutorado em Roma pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" e afirma que ao longo do tempo o conceito de “cultura popular” tem sido objeto de debate e definições ora consensuais ora controvertidas.

Ainda conforme o professor Francisco, a cultura popular foi utilizada pela primeira vez para se referir às canções coletadas entre camponeses para a organização de uma coletânea. O termo foi também associado às “criações” do povo pelos irmãos Grimm. Esteve na base do estilo romântico com Goethe e foi empregada por Bakhtin e Gramsci relativamente à concepção de mundo das camadas subalternas. Chartier a define como uma categoria erudita e Stuart Hall entende que não existe uma “cultura popular” íntegra, autêntica e autônoma, situada fora do campo de força das relações de poder e de dominação culturais. Essas são algumas linhas introdutórias sobre o conceito e que devem balizar a apresentação.

O professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e da Educação - Icene, coordenador do Programa Interfaces e do Ciclo de Webconferências, reforça o convite à comunidade para participar desse encontro, uma vez que a temática é de caráter interdisciplinar e contribui para espaços de reflexão a respeito da cultura popular,  almejando assim difundir e sensibilizar em prol de sua valorização. Os tópicos tratados nesta webconferência serão Cultura Popular,  Arte e Literatura.

O encontro ocorrerá em sala virtual, o link será disponibilizado para os inscritos. Para realizar a inscrição é necessário preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Conheça o Programa de Extensão Universitária “Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática” UFTM nas redes sociais:

Instagram:  https://www.instagram.com/programainterfacesuftm/

Facebook:  https://www.facebook.com/programainterfacesuftm/